Quinta-feira, 2 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Gás

Câmara rejeita projeto para construção de gasodutos e terminais de GNL



A Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados rejeitou esta semana o Projeto de Lei (PL) 1.450/07, do deputado Júlio César (DEM-PI), que pretendia destinar recursos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para a construção de gasodutos e terminais de gás natural liquefeito (GNL).

A proposta do PL era a de financiar com os recursos da CCC gasodutos e terminais de regaseificação que promovessem a substituição da geração termelétrica a óleo combustível por gás em sistemas isolados. 
A CME aprovou por unanimidade o parecer do relator, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG),        que rejeitava a proposta. Abi-Ackel argumentou a existência de outro recurso para esta finalidade, baseado a partir da arrecadação da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), outro encargo cobrado nas contas de energia.
Entre os projetos que contemplavam a CCC como fonte de financiamento, está o gasoduto Urucu-Porto Velho. O empreendimento prevê 523 km de extensão que liga a bacia petrolífera de Urucu (AM) a Porto Velho (RO). Essa ligação abasteceria as usinas termelétricas em Porto Velho, hoje, movidas a óleo diesel.
Com isso, a principal fonte de recurso oficial para construção de gasodutos continua sendo a CDE. Pela Lei nº 10.438/02, até 30% da arrecadação do encargo, que já acumula mais de R$ 2 bilhões, poderá ser usado para esta finalidade. A disponibilização do recurso ainda depende da elaboração de um manual de enquadramento de projetos, em curso no Ministério de Minas e Energia.

Entenda o gasoduto
O gasoduto Urucu-Porto Velho pretende reduzir os custos de geração e os níveis de poluição de energia elétrica nos estados de Rondônia e Acr e. Essa medida visa  acabar com o transporte diário, pelo rio Madeira, de 1,3 milhão de litros do combustível  utilizado nas térmicas, diminuindo assim o risco de acidente ambiental. Além disso, prevê a criação de 3.200 novos postos de trabalhos e atrair novos investimentos para a região, dando outra dinâmica à economia local.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)