Quarta-feira, 24 de outubro de 2007 - 16h16
Com entusiasmo, o deputado Jesualdo Pires (PSB) apresentou os resultados técnicos obtidos durante a realização da Audiência Pública que aconteceu na última quinta-feira (18), com intuito de debater a implantação do gasoduto Ucuru-Porto Velho, que vem recebendo restrições por parte de setores do governo federal.
Do Plenário, o parlamentar apresentou um breve levantamento técnico concedido pelo diretor técnico e comercial da Rongás, Paulo Andrade: "o gasoduto vai produzir 80 milhões de metros cúbicos de gás natural, produção que vai garantir aos cofres públicos do Estado uma economia acima de R$ 1 milhão. Valor gastos anualmente com a queima de óleo diesel, combustível utilizado diariamente para o funcionamento da termoelétrica de Porto Velho".
Jesualdo lembrou também que "construção do gasoduto não vai beneficiar somente o setor energético, mas também, o setor de transporte, comércio e indústria de Rondônia por ser uma matéria prima barata."
O parlamentar repudiou o discurso atual da Minisitra Dilma Rousseff que atualmente afirma ser inviável a construção do gasoduto, porque segundo a ela, a bacia de Urucu não produz gás natural suficiente para suprir os investimentos do Governo Federal.
Jesualdo relembrou aos presentes no Plenário "a atual situação de dependência do Brasil com o gás natural da Bolívia que tem um sistema político altamente instável". Ainda segundo o parlamentar, "não estamos valorizando o gás existente no território nacional e nos fazemos reféns do boliviano".
O deputado finalizou seu discurso afirmando que "de fato, falta vontade política para a construção do gasoduto Urucu / Porto Velho e estamos encaminhando um relatório, junto com a Comissão Pró-Rondônia, para entregue sexta feira a Ministra Dilma Rossef com todo o relatório feito durante a audiência e para que ela possa acreditar nos técnicos e passe a se posicionar sobre a viabilidade do gasoduto para, assim, alavancar o desenvolvimento do Estado de Rondônia".
Fonte: Wagna Vieira - Decom
Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho
Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad
Senador Raupp defende construção de gasoduto
Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci
Sindicatos contra o aumento das passagens
Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do
Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP
Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i