Segunda-feira, 25 de agosto de 2008 - 09h47
Por iniciativa do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB –Ji-Paraná), a Assembléia Legislativa de Rondônia promove no dia 27 de agosto, quarta-feira, a partir das 09h30m, audiência pública para debater a linha de transmissão do complexo do Rio Madeira. Segundo o parlamentar é fundamental que a forma de transmissão seja efetuada em corrente alternada (CA) e não em corrente contínua (CC) como a ANEEL quer que seja licitada.
Conclamando a classe política e a população em geral para se fazer presente à audiência o representante da BR enfatizou que não se pode aceitar o fato de que “produziremos uma quantidade extraordinária de energia em nosso estado e que parte desta energia não seja disponibilizada para nosso consumo”.
Conforme o parlamentar socialista, da forma como pretendem transmitir esta energia “teremos dois graves problemas, o primeiro é que esta energia vai cortar todo o estado e não haverá possibilidade de a implantação de estações rebaixadoras em cidades do interior do estado e o segundo é que a tecnologia de corrente contínua não é dominada por empresas brasileiras, sendo necessária a contratação de empresas multinacionais”.
Jesualdo entende ainda, por outro lado, que a transmissão em corrente alternada é amplamente dominada pelos brasileiros e praticamente todas as linhas existentes hoje em nosso país são em CA.
“O argumento de que a CC é mais barata não leva em conta os benefícios a médio e longo prazo quando nosso estado, em franca expansão, necessitará de energia em abundância para a tração de grandes empresas e indústrias” avalia.
“Vamos aproveitar que no dia 27 de agosto estaremos iniciando oficialmente as construções do complexo Madeira para alertar e conclamar todas as forças políticas do estado para que nossa energia produzida aqui também seja utilizada dentro de nosso estado” finalizou.
Fonte: Emanuel Marques
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da