Terça-feira, 21 de outubro de 2008 - 18h38
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (21/10) a republicação do edital do leilão para a concessão das instalações de transmissão que deverão integrar o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia, ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A nova versão edital será republicada na próxima sexta-feira (24/10).
De acordo com o cronograma atualizado, o certame será realizado no próximo dia 28 de novembro. A alteração da data do leilão não irá comprometer o calendário das obras dos empreendimentos, estabelecido anteriormente pela Aneel. Os contratos de concessão serão assinados em janeiro de 2009.
A versão aprovada do documento traz alterações nas regras estabelecidas no edital para a primeira fase da disputa, ou seja, na sistemática de escolha da tecnologia que será empregada: corrente contínua (CC) ou corrente híbrida (HB - alternada e contínua). A alteração é necessária para avaliar qual será a forma de escolha da tecnologia nos casos em que há um lote vazio em ambas as alternativas. Pela sistemática anterior, nesse caso seria considerada para estes lotes a RAP-teto definida no edital.
De acordo com a nova sistemática somente haverá definição de opção tecnológica quando ao menos uma das opções possua lances válidos para todos os cinco lotes. Também foi eliminada a possibilidade de prosseguimento do leilão caso inexistam propostas para qualquer uma das alternativas. A opção tecnológica vencedora será definida pela soma dos menores valores propostos para cada um dos lotes (do A ao E) das alternativas CC e HB.
Nos casos dos lotes F e G, por serem semelhantes nas duas tecnologias, permanece a sistemática já estabelecida, ou seja, serão licitados após a definição da opção tecnológica.
O leilão está previsto para as 10 horas, em sessão pública na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro conduzida pela BM&F Bovespa. Veja aquia relação dos lotes a serem leiloados com possibilidade de lances em ambas as tecnologias.
Pelo novo cronograma aprovado, a inscrição e a apresentação das garantias deverão ser feitas das 9 às 14 horas do dia 26 de novembro na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), em São Paulo. A apresentação dos documentos de habilitação das vencedoras deverá ser feita em 5 de dezembro e a homologação do resultado do leilão em 21 de janeiro de 2009.
Conexão ao SIN- As instalações de transmissão do Madeira serão divididas em sete lotes com as linhas de transmissão e subestações previstas no planejamento do Governo Federal. A extensão aproximada da interligação será de 2.375 quilômetros (km) para conexão ao Sistema Interligado Nacional. A previsão de entrada em operação comercial das instalações é de 36 a 50 meses a partir da assinatura dos contratos de concessão. A estimativa de investimentos pata todos os lotes, feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), é de R$ 7,2 bilhões.
O edital 007/2008, o cronograma e os demais documentos da licitação estão disponíveis no link Licitações/Editais de Transmissão da página da Agência na internet (www.aneel.gov.br).
Fonte: Aneel
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da