Sexta-feira, 14 de novembro de 2008 - 21h11
A licença de instalação do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), prometida para esta sexta-feira, não foi publicada no site do Ibama até as 20h. Ontem, após semanas de especulação, o presidente do Ibama, Roberto Messias, e a secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disseram que a licença sairia hoje, o que não ocorreu.
Procurado, o Ibama não retornou as ligações da Folha Online. A assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente disse que a licença já foi assinada e não foi publicada ainda por questões burocráticas, mas que sairia ainda hoje.
A licença do canteiro é necessária para que a empresa Enersus (Energia Sustentável) comece as obras preparatórias. A construção da usina, porém, depende de nova licença.
Ontem, o Ibama anunciou a aprovação da mudança no local da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), conforme proposto pela empresa. A usina será construída a nove quilômetros do local original.
"Há um parecer conclusivo do Ibama sobre a viabilidade ambiental da mudança do eixo e o não agravamento dos impactos", disse Izabella.
A licença preliminar terá uma série de condicionantes, como a determinação que o consórcio invista R$ 36 milhões em habitação e saneamento em Porto Velho. Além disso, a Energia Sustentável terá que adotar em caráter permanente no Estado duas reservas ambientais e investir na pesquisa e recuperação de espécies ameaçadas de extinção.
Fonte: LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da