Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Brasil pode se reunir com Bolívia para tratar de hidrelétricas


Nielmar de OLiveira  - Agência Brasil
Rio de Janeiro - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse hoje (13), no Rio de Janeiro, que os governos da Bolívia e do Brasil poderão ter uma reunião sobre a construção das usinas do Rio Madeira e os possíveis impactos ambientais da obra sobre o território boliviano.
“O Brasil não rejeita reuniões porque nos sempre apostamos no diálogo como sendo a melhor estratégia”, comentou a ministra “Por isso não vemos obstáculos em nos reunirmos para discutir o assunto. Agora, para que isto ocorra tem que haver base, porque nós não podemos discutir sem embasamento técnico.”
O Itamaraty enviou, há pouco, uma resposta para a carta recebida esta semana em que o governo da Bolívia manifesta preocupação com a obra e pede a realização de estudo do impacto ambiental das hidrelétricas no território boliviano.
Sobre a participação de Furnas como sócia no empreendimento, a ministra disse que o governo também só vai se pronunciar em relação ao assunto quando houver definição sobre o modelo que será adotado no leilão.
“Este é um assunto que requer muita tranqüilidade e objetividade. É preciso primeiro definir a modelagem do leilão – tanto na sua parte de engenharia financeira, como em relação ao modelo de licitação e aos níveis tarifários. A partir dessa definição nós divulgaremos a posição para todos.”
A concessão de licença prévia para as usinas de Santo Antônio e de Jirau foi anunciada na última segunda-feira (9) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento permite licitação para a construção das duas hidrelétricas e determina que os vencedores cumpram 33 exigências para a viabilidade ambiental de cada uma das obras. As duas usinas somam 6.450 megawatts de potência prevista – metade de Itaipu, a mais potente do Brasil.
 

Brasil pode se reunir com Bolívia para tratar de hidrelétricas - Gente de Opinião

Bolívia não vai atrasar usinas do Rio Madeira,diz Itamaraty

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)