Sexta-feira, 26 de dezembro de 2008 - 11h39
Professores da Universidade Federal de Rondônia e dirigentes da Fundação Riomar estão desenvolvendo ações para que os trabalhadores da obra da Hidrelétrica de Jirau e dos moradores do entorno tenham atividades sociais, esportivas, culturais, educação ambiental, prevenção em saúde e capacitação profissional, entre outros.
Várias reuniões já foram realizadas com técnicos da Construtora Camargo Correa, responsável pela obra de Jirau, com vista à elaboração de projetos. A previsão é iniciar em janeiro, já que a licença ambiental foi concedida e os trabalhos preliminares começaram no canteiro pioneiro.
O historiador e professor universitário Marco Antônio, responsável pelo grupo de trabalho da Unir elogiou a iniciativa da Camargo Correa. "Foi a empresa que procurou a Universidade e a Riomar, demonstrando sua política de integração com as instituições regionais e sua intenção em beneficiar os trabalhadores e os moradores de vilas e distritos próximos à obra. Isso é louvável porque demonstra uma responsabilidade da empresa com valores e necessidades humanas que vão além do trabalho".
Marco Antônio adiantou que todos os projetos criam "ações positivas". Como exemplo ela cita que a obra terá mais de 10 mil homens trabalhando em turnos diversos e os momentos de folga serão preenchidos com cursos de capacitação e qualificação, atividades de lazer, orientações sobre meio ambiente e saúde e exposição da cultura rondoniense em suas várias manifestações, principalmente para aqueles que vêm de outras regiões do Brasil.
A Presidente da Fundação Riomar Waldemarina Melo, também elogiou a iniciativa da Camargo Correa e disse que a instituição tem toda a tecnologia e experiência em realização de cursos, citando como exemplo o Prohacap, o maior programa de capacitação de professores já realizado no país.
A intenção em valorizar as instituições locais e beneficiar trabalhadores e moradores já havia sido demonstrada em junho, quando foi convênio um convênio entre o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, José Januário e o Presidente do Consórcio Energia Sustentável. Entre os objetivos do convênio está a entrega das peças arqueológicas encontradas no canteiro de obras para pesquisa e guarda da Unir.
Fonte: Alexandre Badra
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da