Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

COMÉRCIO SE EXPANDE COM A CHEGADA DA HIDRELÉTRICA DE JIRAU



 
A construção da Usina Hidrelétrica Jirau, no rio Madeira, tem possibilitado oportunidades de negócios aos empresários de Rondônia. Além disso, outras inúmeras obras estão em andamento em Porto Velho e nos distritos, o que aumenta as oportunidades para o empresariado local. Para começar temos os Grupos Votorantim, Carrefour, Alstom-Bardela e Makro, que decidiram se instalar na capital.
 
Segundo a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), os empresários já estão se organizando para competir nesse mercado em expansão, por meio do fornecimento materiais para suprir as necessidades do canteiro de obras de Jirau e de outros empreendimentos, como o futuro porto da cidade, por exemplo.
 
Os empreendimentos imobiliários também estão em alta. Construtoras como a Gafisa, Planco Empreendimentos, MBM Empreendimentos Imobiliários, Ipê Empreendimentos, Gerccom, Sacs Consult e Embrascon, lançaram diversos conjuntos residenciais e construções comerciais na capital, como é o caso do Porto Madeira Shopping, que será inaugurado no próximo ano.
 
Outro fator importante de desenvolvimento, que surgiu com a construção de Jirau é  a parceria que a concessionária da usina, a empresa Energia Sustentável do Brasil, firmou com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferta de cursos voltados para pequenas e médias empresas, produtores de mercadorias e prestadores de serviços da área de abrangência do empreendimento.
 
A idéia é envolver as empresas da região interessadas em realizar negócios com as empresas que participam direta ou indiretamente da implantação da usina, bem como em desenvolver futuros negócios. "Vamos qualificar os empresários visando desenvolver ainda mais as  empresas locais, gerando mais emprego e renda e dinamizando a economia regional", informou o diretor Institucional da Energia Sustentável, José Lucio Gomes.
 
Além da geração de oportunidades de negócios em diversos setores, a Usina Jirau, por meio da construtora da obra, também vai investir na capacitação profissional dos trabalhadores que irão atuar no canteiro de obras da usina.
 

Sobre a Usina Jirau

                  
A Energia Sustentável do Brasil é a empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau, uma das maiores obras de geração de energia já realizadas no Brasil, com  capacidade instalada de 3.300 Megawatts (MW), suficiente para abastecer quase 10 milhões de casas.
 
O empreendimento será construído dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e da preocupação com o meio ambiente. O projeto é inovador e está alicerçado no objetivo de fornecer energia barata, em menos tempo e com menor impacto ambiental.
 
A construção do empreendimento vai permitir levar desenvolvimento para a região, além de buscar meios para melhorar a vida das comunidades. Com a implantação do empreendimento em Rondônia, serão investidos R$ 9 bilhões, em 60 meses de trabalho e gerados mais de 12 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. A UHE Jirau é uma concessão da Energia Sustentável do Brasil, empresa composta pela Suez Energy, Eletrosul, Chesf e Camargo Correa. A obra está localizada a cerca de 130 quilômetros do centro urbano de Porto Velho.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)