Domingo, 18 de maio de 2008 - 18h19
Nielmar de Oliveira
Agência Brasil
Rio de Janeiro - A construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, vai baratear o custo da energia fornecida no país para o consumidor final, na avaliação do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.
Tolmasquim acredita que, apesar de apenas dois grupos estarem participando da disputa pela construção da usina, cujo leilão será amanhã (19), haverá forte concorrência, com deságio e benefícios para o consumidor.
As nossas expectativas para o leilão de Jirau são boas. Existem dois consórcios fortes participando e a expectativa é de que haja uma boa disputa", afirmou. A disputa será travada pelos consórcios Jirau Energia, formado pelas empresas Odebrecht e Furnas, e Energia Sustentável do Brasil, composto por Suez Energy, Camargo Corrêa e pelas estatais Eletrosul e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
"Claro que, neste leilão, o preço inicial fixado de R$ 91 por megawatt/hora é bem mais baixo do que o fixado para a usina de Santo Antônio, também no Rio Madeira, que foi de R$ 122 por megawatt/hora. Ainda assim, acreditamos em disputa forte e, conseqüentemente, também em deságio em relação ao preço teto fixado para a comercialização da energia.
Tolmasquim considera a construção da usina de Jirau, assim como a de Santo Antônio, muito importante para o abastecimento de energia elétrica no Brasil a um preço bom para o consumidor.
Do ponto de vista do abastecimento energético para o país, as duas usinas provocarão um impacto muito positivo para o consumidor brasileiro, porque permitirão a redução do preço. Propiciarão energia barata, bem mais que em leilões anteriores.
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da