Segunda-feira, 4 de maio de 2009 - 14h42
Energia Sustentável do Brasil apóia "Força Tarefa" de combate à MaláriaA Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está apoiando a primeira etapa da operação conjunta "Força Tarefa Contra a Malária e Dengue", que está sendo realizada em Porto Velho.
Nas ações, uma equipe de agentes de saúde com cerca de 50 profissionais realiza o trabalho de borrifação intra-familiar. O objetivo é atingir os vetores da malária, dengue, febre amarela e doença de chagas inicialmente nos bairros Nacional, Nova Esperança, Areia Branca, Cidade Nova e Mariana, localidades onde há maior incidência da malária e dengue, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Para a efetivação da Força Tarefa, a Energia Sustentável participa fornecendo os veículos para fazer o transporte dos agentes e demais profissionais responsáveis pelo trabalho até os bairros beneficiados pela medida. "Em Porto Velho a Energia Sustentável disponibilizou as caminhonetes que estão sendo usadas nas atividades, e em Jacy-Paraná, com a participação da construtora Camargo Corrêa, cedeu profissionais da área de saúde para os trabalhos de borrifação", explicou Élio Batistello, gerente de Socioeconomia da Energia Sustentável, responsável pelas ações de saúde desenvolvidas pelo empreendimento.
A Força Tarefa já apresenta dados positivos em Porto Velho. As informações da direção do Centro de Saúde Ronaldo Aragão, que atende uma população de aproximadamente 27 mil moradores são de que a partir da intensificação das ações de combate, os casos de malária e dengue começaram a diminuir na Capital. "A procura de pessoas com sintomas de malária e dengue tem diminuído bastante no dia a dia da unidade e isso comprova que as ações de controle e combate aos mosquitos estão no caminho certo" garantiu Aparecida Saraiva, diretora da unidade.
Comitê
As linhas de atuação em relação à educação em saúde e controle vetorial (borrifação, ações de controle e informativas etc.) estão sendo discutidas frequentemente no Comitê de Trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde com a participação da Energia Sustentável e especialistas da área de saúde. O comitê vai acompanhar sistematicamente as atividades propostas para o combate e controle da malária, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, durante todas as fases de construção da Hidrelétrica Jirau.
Usina Jirau
A Usina Hidrelétrica Jirau é uma concessão da Energia Sustentável do Brasil, empresa composta pela Suez Energy, Eletrosul, Chesf e Camargo Corrêa. A empresa foi criada especialmente para investir na construção de Jirau, uma das maiores obras de geração de energia já realizadas no Brasil.
O empreendimento integra o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira e sua construção é de grande importância para o Brasil, sendo um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
A UHE Jirau estará localizada a cerca de 130 quilômetros do centro urbano de Porto Velho e terá capacidade instalada de 3.300 Megawatts (MW), suficiente para abastecer quase 10 milhões de casas.
A usina será construída dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e da preocupação com o meio ambiente. O projeto é inovador e está alicerçado no objetivo de fornecer energia barata, em menos tempo e com absoluto respeito ao meio ambiente, propiciando o crescimento industrial do país e da região, além da melhoria do padrão de vida dos cidadãos.
Fonte: Ascom
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da