Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

GARÇON ALERTA PARA ENERGIA DO MADEIRA



Garçon fará discurso sobre geração de emprego e alerta sobre utilização da energia das Usinas do Madeira. 

O deputado Federal Lindomar Garçon-PV-RO, fará logo mais, a partir das 14h, horário de Brasília, uso da palavra, no grande expediente da Câmara dos Deputados, onde na oportunidade irá abordar vários temas, entre eles, a importância da geração de emprego e renda por ocasião da construção das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira. Garçon também fará um alerta sobre a utilização da energia que será produzida por estas usinas, de Santo Antônio e Jirau.

Também será motivo de questionamento por parte do parlamentar, a atitude adotada pela Ceron, Centrais Elétricas de Rondônia, que não demonstrou até agora nenhum interesse em comprar parte da energia produzida pela hidrelétrica de Jirau. O deputado vai afirmar que toda energia que será produzida por esta hidrelétrica, já foi comercializada para outros estados, e que portanto, a população de Rondônia não será beneficiada com a expansão de seu parque energético, o que na visão do parlamentar, iria baratear o custo da energia para a população rondoniense.

Rondônia, será apenas um grande parque gerador de energia para outros estados, o que poderá inviabilizar os projetos de desenvolvimentos da região, prevê o deputado.

Não podemos continuar gerando energia através de termoelétricas, já que teremos em Rondônia, três grandes hidrelétricas. Isso é um desrespeito ao povo de novo estado que paga hoje uma das energias mais cara do país, afirmará o deputado em seu discurso.

O deputado vai destacar sua preocupação com a atitude da Ceron que poderá inviabilizar o desenvolvimento do estado, já que Rondônia vai aumentar sua geração de energia sem que sua população possa usufruir desta energia a preços mais baratos..

Garçon vai  afirmar ainda durante o grande expediente, que a Ceron, se quiser, ainda poderá adquirir parte da energia que será produzida pela hidrelétrica de Santo Antônio. Santo Antônio terá capacidade de gerar 3,150 mil megawatts (MW) e o investimento previsto é de R$ 9,5 bilhões, em valores de 2006. O início das obras está previsto para dezembro de 2008.

Garçon também vai destacar sua preocupação com a possibilidade de aumento do desemprego no estado após a construção destas usinas, já que não existem projetos para absorver a mão obra que ficará excedente após a conclusão de todo o parque energético. 

Fonte :  Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)