Terça-feira, 3 de fevereiro de 2009 - 16h26
Em reunião nesta terça-feira (03) com o Coordenador Geral de Planejamento e Gestão Territorial do Ministério da Integração Nacional (MI), Júlio Miragaya, o deputado Eduardo Valverde(PT/RO) pediu o apoio da coordenação na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional. Esse plano visa o desenvolvimento regional sustentável no entrono das obras de construção das hidrelétricas do Madeira (Santo Antônio e Jirau).
A preocupação do deputado Valverde é que o ciclo de geração de emprego e renda, impulsionado pela obras seja esvaziado no término das construções, causando um impacto negativo no estado. O Plano regional serviria exatamente promover ações de estruturação econômica e de inclusão social.
Nossa preocupação é como ficará nosso estado antes, durante e depois da construção das hidrelétricas. Que perspectiva terão os trabalhadores, os comerciantes, ou seja todo o estado, quando a construção terminar? Pois uma obra dessa envergadura, exige uma criação de infra-estrutura de apoio que poderá ser desarranjado causando sérios problemas para toda a região, frisou.
Conforme Miragaya a função da coordenação é contribuir para a formulação e a implementação dessas políticas integradas, tal como ocorreu em outras obras estruturantes, como a hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, Pará.
O ministério encabeçando a ação, informou Júlio Miragya, a pasta se articula com os demais ministérios setoriais, para que haja uma convergência de esforços na implementação de programas de desenvolvimento regional em articulação com governos estaduais e municipais das áreas afetadas.
Em outras ocasiões, o deputado Valverde esteve em audiência com o Ministro Geddel Vieira da Integração, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e da Casa Civil, Dilma Rousseff para reforçar o pleito pela criação de um grupo interministerial com o fito de propor esse plano de ação.
Com uma nova ação, o parlamentar se reunirá nesta quinta-feira(05), às 10 horas com o Secretário de Políticas Regional, Henrique Villa para reforçar o pedido e saber do andamento das ações dentro do ministério, nesse respeito.
Fonte: Leila Denise
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da