Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Jesualdo participa de seminário Sobre linhão do Madeira em PVH


  
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) participou na última quarta-feira, de seminário que discutiu a forma de transmissão da energia que será produzida pelo Complexo Madeira. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Rondônia e o CREA-RO, tendo como local o auditório da Faculdade São Lucas em Porto Velho.
Segundo o parlamentar, que têm alertado a classe política e a sociedade rondoniense já há algum tempo, é preciso que a Aneel possa licitar a linha de transmissão que interligará as usinas do Madeira até o município de Araraquara no estado de São Paulo em sistema de corrente alternada (CA).

Este sistema permitirá que ao longo da linha de transmissão possamos ter subestações rebaixadoras para aproveitamento da energia gerada no Rio Madeira pelos municípios do interior do estado.

"Da forma como o governo federal quer transmitir através da corrente contínua (CC) seremos apenas "barriga de aluguel", ou seja, produziremos uma enorme quantidade de energia e não teremos o direito de utilizá-la com o crescimento acelerado de nosso estado" reclama o combativo parlamentar. "Será que é viável esta energia percorrer 2.700 km para depois retornar a Rondônia ou é melhor aproveitarmos esta energia através de seu percurso que atravessará todo o estado?" indaga o deputado.

Para Jesualdo é claro que é muito mais viável termos o aproveitamento através do percurso e conforme a demanda que com certeza aumentará de forma exponencial em 10 anos.

Segundo índices de crescimento divulgados pelo IBGE Rondônia cresce à taxas de mais de 15% por 5 anos consecutivos e é lógico que este crescimento aumentará ainda mais com a construção das usinas e a oferta abundante de energia confiável e barata.

O deputado aproveita para convidar a todos para participarem de audiência pública que será realizada no dia 27 de agosto próximo na Assembléia Legislativa que discutirá este assunto.

"O desafio agora é sensibilizar a bancada federal e a população em geral sobre a importância desta questão para que possamos mudar este processo de licitação pois corremos o risco de perdemos a grande chance do desenvolvimento sustentável e seguro através da utilização de parte da energia do Rio Madeira que é dos rondonienses", finalizou o parlamentar.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)