Quarta-feira, 29 de outubro de 2008 - 11h44
A Assembléia Legislativa externou apoio ao movimento pela construção do sistema de transmissão de energia elétrica por meio de corrente alternada, o que beneficiará municípios de Rondônia e o Brasil. A adesão ao movimento foi feita nesta quarta-feira (28) pelo deputado Jesualdo Pires (PSB), 1º Secretário da Mesa Diretora, durante reunião do Fórum Transmissão em Corrente Alternada, realizada no auditório do Sinduscon, em Porto Velho.
Jesualdo Pires acrescentou que o presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos (PSDC), colocou a Procuradoria Jurídica da Casa de Leis à disposição do movimento para buscar um caminho jurídico junto ao Poder Judiciário e inviabilizar a licitação da obra, prevista para acontecer no dia 21 de novembro.
“Infelizmente, o único caminho é ingressar com uma ação no Judiciário. Buscou-se um diálogo de todas as formas com o governo federal e a bancada federal de Rondônia, mas o que aconteceu foi uma grande omissão das duas partes sobre a discussão do assunto”, disse o parlamentar.
O objetivo do Poder Legislativo, segundo o deputado Jesualdo Pires, é mostrar à sociedade rondoniense as conseqüências da construção do linhão, por meio de corrente contínua. Através da corrente contínua, a energia produzida em Rondônia vai diretamente para Araraquara (SP). “Rondônia, apesar de produzir a energia por meio das usinas do Rio Madeira, não terá participação no sistema energético”, afirmou.
O movimento pela corrente alternada foi encabeçado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (SENGE), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetos (CREA), Associação em Defesa dos Consumidores Proprietários e Usuários de Veículos Automotor (Adecon).
O encontro teve a participação dos engenheiros José Galib Tannuri e Manuel Luis Barreira Martinez. Os dois engenheiros são defensores da corrente alternada e justificaram o posicionamento com relação as vantagens para o País. A construção do linhão por meio de corrente alternada prevê investimento da tecnologia brasileira, o que geraria emprego no Brasil. Já por meio do sistema de corrente contínua, a tecnologia é estrangeira, inclusive a mão-de-obra para implantação e manutenção do sistema.
O chefe da Casa Civil, Odacir Soares, esteve na reunião representando o governador Ivo Cassol. “O governador Ivo Cassol defende a corrente alternada, que permitirá a geração de empregos no Brasil e que empregará tecnologia brasileira. A corrente alterada não permite isso”, justificou.
Participaram ainda do encontro o presidente do Sinduscon, Chagas Neto, engenheiro Ronaldo Furtado, Sub-Procurador de Justiça, Ivo Benitez e representantes da Fiero, Sintero, Ulbra, Faro, Uniron, Fecomércio, Faculdade São Lucas, Sindur, OAB-RO, CUT-RO, Cetrol, Sintero e Seeb-RO.
Fonte: Decom
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da