Quarta-feira, 4 de março de 2009 - 22h20
Recebido pelo presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues, na Casa do Cooperativismo, o ex-senador acreano Sibá Machado se comprometeu a defender os interesses empresariais do estado, enfatizando, inclusive, que Rondônia pode fornecer grande parte do material que será consumido nas obras. E, defendeu, também, a utilização preferencial de mão de obra local.
Nomeado pelo Governo Federal para representar o consórcio gestor que está construindo a usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira Sibá Machado veio a Porto Velho para atender a convite de lideranças cooperativistas para debater sobre as construções das usinas e seus aspectos econômicos e sociais para a região.
Na sede da OCB-RO, Sibá Machado explicou a necessidade de se discutir abertamente, e sem paixões sobre os vários aspectos que as usinas irão modificar no contexto regional, inclusive os aspectos econômicos e sociais que se alteram, em conseqüências das obras.
Salatiel Rodrigues pediu ao ex-senador acreano Sibá Machado pressão junto ao consórcio construtor das usinas para que aumente o aproveitamento da mão de obra de operários locais, já que os investimentos do Governo Federal criaram esperanças de recuperação econômica e social da região não só do estado de Rondônia, mas, também do Acre e estados vizinhos.
Temendo pelos boatos de que o consórcio estaria dando preferência para fornecedores de outros estados como Minas Gerais o presidente da OCB-RO apelou a Sibá, em nome das cooperativas rondonienses e, advogando pelos empresários do comércio e da construção civil e serviços - para que se dê preferência na contratação de cooperativas e firmas sediadas no estado, que, garantiu, dispõem de meios e condições de atender às necessidades de tais serviços.
Boa impressão
Logo que chegou à sede da OCB-RO, Sibá Machado participou de um café-da-manhã, e a segue assistiu um audio-visual sobre a organização e o funcionamento das cooperativas e do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
Sibá Machado é cooperativista no estado do Acre, e, demonstrou ser entusiasta da política social e econômica do cooperativismo.
No SICOOB Central Norte
Depois da visita à Casa do Cooperativismo de Rondônia, Sibá Machado foi visitar a sede do Sistema SICOOB-Central Norte, que congrega várias cooperativas de crédito nos estados de Rondônia e Acre. Acompanhado por Salatiel Rodrigues, Sibá foi recebido pelo presidente da SICOOB Jonas Tavares da Silva e diretores de algumas cooperativas que o aguardavam no salão nobre.
Na reunião Sibá Machado sugeriu a realização de encontros de diretores cooperativas dos estados de Rondônia e Acre com a finalidade de promover a efetiva aproximação, já que os interesses e objetivos são os mesmos, i.e. a defesa dos associados no mesmo ideal e na filosofia da promoção do crescimento dos seus associados, gerando empregos, bem-estar e melhor qualidade de vida.
Financiamentos, FNO e BASA
No encontro com diretores do SICOOB, Sibá Machado recebeu pedido de mediação de uma reunião com os diretores daquele banco oficial para discutir mudanças na forma de liberação de financiamentos. Os representantes das cooperativas de crédito apelaram a Sibá, para que promova junto ao Congresso Nacional mudanças na lei que restringe ações das cooperativas de crédito, como o impedimento de operar com prefeituras, governos e órgãos públicos. Inclusive, não podendo manter carteira de pagamento de salários de servidores.
Ao final do encontro, o presidente da OCB-RO, Salatiel Rodrigues aceitou convite de Sibá Machado para visitar o estado do Acre, e conhecer as cooperativas daquela região.
Salatiel manifestou satisfação por ter sido anfitrião, nesta oportunidade, do representante do governo no consórcio construtor do complexo hidrelétrico do Rio Madeira.
Fonte: Antonio Roque Ferreira - OCB-SESCOOP/RO
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da