Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 - 13h51
Cassol recebe diretor do consórcio construtor das usinas do Madeira
Retornando de um breve período de recesso, o governador Ivo Cassol retomou a sua agenda de trabalho, recebendo, no final da arde desta quarta-feira, na residência oficial, o diretor de Contratos da Odebrecht, José Bonifácio Pinto, que fez uma apresentação do cronograma de obras das hidrelétricas de Jiaru e Santo Antônio, para os anos de 2008/2009. Temos acompanhado, desde o início de nossa gestão, o andamento de todo o processo de licenciamento e de preparação para as obras das hidrelétricas, que acreditamos ser fundamentais para alavancar a nossa economia e estimular ainda mais o nosso crescimento, disse o governador.
Bonifácio é responsável pelo acompanhamento do Projeto das Hidrelétricas do Madeira, do grupo construtor da obra, consórcio formado por nove empresas. Ele anunciou que a construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio deverá iniciar em setembro deste ano. Para privilegiar a mão-de-obra local, o consórcio responsável pela obra irá desenvolver o Programa de Qualificação Profissional Acreditar, com a realização de cursos em 16 áreas profissionais. José Bonifácio explicou que no início da obra não haverá uma avalanche de empregos, cujo número irá crescendo a partir de sua execução do obra e deverá atingir seu pico em 2010, quando terá início a fase em concreto.
A expectativa na geração de empregos diretos é em torno de 9 mil, para cada usina. O que deverá gerar aproximadamente 100 mil indiretos. Sem contar que empresas que vão construí as usinas, estarão montando empresas definitivas em Rondônia, a exemplo do grupo Votorantin, com uma fábrica de cimento e a empresa Alston, no setor e turbinas e geradores, completou o governador.
Usina de Jirau - O governo prevê a realização do leilão da usina hidrelétrica de Jirau, do complexo do Rio Madeira, até o dia 9 de maio deste ano. A usina de Jirau terá potência total de 3.300 megawatts (MW) e, segundo o governo, deverá demandar investimentos de R$ 9,2 bilhões.
Em dezembro do ano passado, o Consórcio Madeira Energia foi o vencedor do leilão de concessão e venda de energia da usina de Santo Antônio, integrante do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira. O grupo arrematou o empreendimento com um preço final de R$ 78,87 por megawatthora (MWh).
O Consórcio Madeira Energia é formado pelas empresas Odebrecht (17,6%); Construtora Norberto Odebrecht (1%); Andrade Gutierrez (12,4%); Cemig (10%); Furnas Centrais Elétricas S/A (39%) e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - formado pelos bancos Banif e Santander (20%).
Fonte: Decom
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da