Sexta-feira, 10 de agosto de 2007 - 19h01
RIO DE JANEIRO, 10 de agosto (Reuters) - Vai crescer até 2011 a participação na matriz energética brasileira da energia gerada por usinas termelétricas, informou nesta sexta-feira o ONS (Operador Nacional do Sistema).
O cálculo da entidade, no entanto, leva em consideração a energia potencial das unidades térmicas da Petrobras, que ainda não têm fornecimento de gás garantido para poderem operar.
O cronograma elétrico do ONS prevê que até 2011 a oferta de energia no país aumentará em 16.531 MW (megawatts). Desse total, 6.647 MW serão de térmicas, 6.399 de hidrelétricas, 1.059 MW de PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) e PCTs (pequenas centrais térmicas) e 1.145 de eólica.
Segundo o operador, se a economia brasileira crescer 4 por cento entre 2007 e 2011 o risco de déficit de energia na região Sudeste será de 5,3 por cento e, se a economia avançar 4,8 por cento anualmente, o risco sobe para 7,3 por cento.
Segundo o ONS, a produção de energia das térmicas à gás da Petrobras subirá dos atuais 2.260 MW médios para 6.790 MW em 2011.
"Estamos considerando as usinas térmicas da Petrobras operando e contamos com elas. Isso é fundamental para o sistema", afirmou a jornalistas o diretor geral do ONS, Hermes Chipp.
A disponibilidade de gás tem sido um dos obstáculos para que as unidades térmicas da estatal entrem no sistema. "Os cálculos foram feitos com o gás chegando às térmicas", acrescentou Chipp.
Fonte: Reuters
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da