Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Primeiro leilão para venda de energia do Rio Madeira será realizado em junho



O consórcio Madeira Energia, vencedor do leilão da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, vai realizar o primeiro leilão público para venda de energia da usina, no dia 10 de junho.

O leilão será feito em parceria com a Comercializadora de Energia Elétrica (Comerc).  A energia será fornecida a partir de 2012 para entrega no Sudeste e no Centro-Oeste.

O edital do leilão vai estar disponível no site da Comerc, a partir do dia 28 de maio. Os produtos serão comercializados em lotes mínimos de 1 MW médio.

O Madeira Energia é composto pelas empresas Furnas Centrais Elétricas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e um fundo de investimentos formado por Banif e Santander.

Em relação ao leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, também no Rio Madeira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta quarta-feira (14) que os dois consórcios inscritos para participar da disputa, marcado para o dia 19 de maio, entregaram a garantia necessária para a participação na licitação, estipulada em 1% do valor do investimento.

Os dois consórcios depositaram nesta quarta a garantia requisitada em edital e, assim, confirmaram sua participação na disputa pelo empreendimento.
O leilão será organizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), sob a delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os consórcios inscritos para o leilão de Jirau são o Energia Sustentável do Brasil, composto pelas empresas Suez Energy, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf e o Jirau Energia, formado pelas empresas Odebrecht, Furnas, Andrade Gutierrez e Cemig.

Ainda de acordo com a Aneel, das 32 empresas inscritas para disputar a distribuição da energia produzida por Jirau, 30 apresentaram nesta quarta as garantias necessárias para participarem do leilão.

Desistiram da disputa a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A Manaus Energia, que não havia se inscrito anteriormente, teve sua participação confirmada.

A usina de Jirau é a segunda do complexo do Rio Madeira a ter sua construção posta em disputa. Ela terá 3,3 mil megawatts de capacidade instalada e deverá gerar energia a partir de 2013. O valor do investimento foi estimado em R$ 8,7 bilhões.

Já o leilão da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio foi realizado em dezembro do ano passado.

Fonte: Valor Econômico/Agência Brasil

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)