Quinta-feira, 16 de julho de 2009 - 18h03
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) estarão, nesta sexta-feira (17), no canteiro de obras da Usina de Santo Antônio, a partir das 10h da manhã para acompanhar o lançamento da primeira camada de concreto da referida usina.
A concretagem será feita na casa de força da margem direita do rio Madeira, e esta ação pode inclusive antecipar para 2011, o início das atividades da usina que pelo cronorograma inicial deverá estar operando, em dezembro de 2012.
Ao comentar a primeira etapa de concretagem, o senador disse que construção das usinas de Santo Antõnia e de Jirau tem um significado especial por que foi no período em que era governador do estado de Rondônia que foram iniciados os estudos preliminares visando à implantação das hidrelétricas. "Quando governador solicitei a realização de estudos de viabilidade técnica as Centrais Elétricas de Rondonia (CERON)", disse o senador ressaltando que o projeto final foi realizado por uma empresa especializada do Rio de Janeiro.
Com o projeto finalizado, os técnicos da Ceron, empresa de energia àquela época pertencente ao estado e hoje integrada à Eletrobrás, em parceria com os técnicos de Furnas, deram prosseguimento aos estudos de viabilidade técmica, informou.
Em 2003, quando assumiu o Senado Federal, Raupp deu prosseguimento a sua ação em busca de tornar realidade a obra que vai interligar a região norte ao sistema elétrico nacional. No dia 12 de março de 2003 fez o primeiro discurso da tribuna do Senado em defesa da construção das hidrelétricas, quando registrou a importância da energia para o crescimento econômico do estado.
Disse o senador que com a implantação das duas usinas, o suprimento energético das regiões norte, centro-oeste e do nordeste estará assegurado.
Também, em Brasília, o senador entregou o projeto das usinas ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva; a ministra Dilma Roussef (à época nas Minas e Energia) e aos presidentes da Eletrobrás e do IBAMA.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da