Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

RIBEIRINHOS: Propostas a Furnas-Odebrecht


RIBEIRINHOS: Propostas a Furnas-Odebrecht - Gente de Opinião
Representantes das comunidades e de entidades da sociedade acompanharam a entrega das propostas

“Transparência”. Esta foi a palavra mais usada pelos participantes da reunião onde foram entregues as propostas para melhoria da qualidade de vida dos moradores em diversas comunidades existentes entre Calama e Fortaleza do Abunã, no município de Porto Velho e que serão afetadas direta ou indiretamente pelas usinas hidrelétricas a serem construídas em Santo Antônio e Jirau.
A metodologia usada foi reunir cada comunidade e perguntar o que era necessário para que as condições em que vivem hoje possam ser melhoradas. As comunidades listavam todas as carências, que depois eram priorizadas pelas próprias comunidades. Ao todo foram realizadas 64 reuniões participativas reunindo os moradores de sessenta e uma comunidades ribeirinhas, urbanas e rurais.
RIBEIRINHOS: Propostas a Furnas-Odebrecht - Gente de OpiniãoO procurador de Justiça, Ivo Benitez, representando o Ministério Público estadual disse que estava satisfeito pela iniciativa do Consórcio Furnas - Odebrecht em ouvir as comunidades e criar uma ocasião para que elas possam encaminhar suas reivindicações à Prefeitura Municipal, ao Governo do Estado, à União e aos futuros empreendedores, que ficarão responsáveis no atendimento aos pedidos que for da responsabilidade de cada um.
Quem também destacou o trabalho realizado pelo Consórcio Furnas-Odebrecth foi o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho que disse ser testemunha da transparência com que a coleta das reivindicações foi feita, tendo ele comparecido a muitas das reuniões realizadas em vários pontos do município de Porto Velho.
A reunião contou com três representantes de cada comunidade, sendo que falou em nome das comunidades do Baixo Madeira, o professor Ivan Danilo Nardi; as comunidades da área de influência de Jirau foram representadas por Nélio Veríssimo de Oliveira; e Maurete Nogueira Gomes falou em nome das comunidades da área de influência de Santo Antônio. As reivindicações mais comuns foram com respeito: à Saúde, Educação, saneamento básico, água tratada, assistência técnica para a produção agrícola; e melhoria das condições para escoamento da produção.
Participaram da reunião o superintendente de Planejamento de Furnas, João Batista Grímbel; o diretor de Meio Ambiente da Construtora Norberto Odebrecht, Sérgio Leão; o prefeito Roberto Sobrinho; o superintendente do IBMAR de Rondônia, Osvaldo Pitaluga; o representante do Ministério Público de Rondônia, Ivo Benitez; o deputado Ribamar Araújo, representando a Assembléia Legislativa; o vereador Ramiro Negreiros, representando a Câmara Municipal de Porto Velho.

RIBEIRINHOS: Propostas a Furnas-Odebrecht - Gente de Opinião
O representante das comunidades do Baixo Madeira, Ivan Nardi, entrega documento ao prefeito Roberto Sobrinho

Fonte: José Carlos Sá

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)