Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Sem licença ambiental, início das obras na usina hidrelétrica de Jirau é adiado



A empresa Enersus (Energia Sustentável do Brasil) não pôde começar ontem a montagem do canteiro de obras na hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), porque o Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ainda não divulgou a licença ambiental anunciada na quinta-feira passada.

Segundo a assessoria da empresa contratada para construir e operar a usina, não é possível iniciar a obra "com base em uma entrevista coletiva". A empresa se refere à declaração, na quinta passada, do presidente do Ibama, Roberto Messias, que anunciou a liberação das obras e da construção de diques.

A Folha apurou que os termos da licença foram discutidos no fim da semana e novamente ontem, em reunião na presidência do Ibama.

Os técnicos não se opuseram ao deslocamento da usina mais de nove quilômetros rio abaixo e não se aprofundaram nos impactos dos diques, cuja construção seria liberada já.

Os dois diques principais medem, cada um, 1.600 metros de comprimento e quase 27 metros de altura.

Na sexta-feira, Messias disse que havia anunciado a licença porque o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) já havia se comprometido com ela. Afirmou que hoje o texto da licença seria divulgado oficialmente. Mas isso não ocorreu até o fechamento desta edição.

A empresa Enersus mantém a previsão de início de funcionamento das turbinas no início de 2012. Em 24 de outubro, por meio de carta, a empresa reclamou do atraso e disse ao Ibama que desconsiderasse o pedido de licenciamento caso a licença não fosse emitida até o dia 31.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)