Sexta-feira, 13 de março de 2009 - 15h43
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) registrou no Plenário durante discurso na manhã de hoje (13), a visita que o presidente Luis Inácio Lula da Silva fez durante o dia de ontem (12) aos canteiros de obras das usinas de Jirau e Santo Antônio, na companhia de ministros e dirigentes de estatais do setor elétrico.
O senador disse que depois da Zona Franca de Manaus (AM), a construção das duas hidrelétricas orçadas em R$ 30 bilhões constituem no maior investimento do governo federal na região norte. A energia gerada pelo complexo do Madeira vai servir somente a Rondônia, mas também ao Brasil, frisou Raupp esclarecendo que o investimento vai gerar 30 mil empregos diretos e 50 mil empregos indiretos.
Outra informação dada pelo senador Raupp é que a energia produzida pelas usinas seria suficiente para abastecer 50% das residências do Brasil. Dos 6 mil megawats apenas mil serão utilizados pelo estado de Rondônia e o restante será comercializado com estados industrializados, a exemplo de São Paulo, acrescentou.
Ao parabenizar o presidente Lula pela decisão de implantar as hidrelétricas, Raupp lembrou que quando era governador encomendou, em 1997, um estudo a uma empresa especializada sobre a viabilidade do aproveitamento do rio Madeira na geração de energia. Este estudo serviu inclusive para pesquisas posteriores realizadas por empresas como Odebrecht e Furnas, disse o senador.
Segundo ele, as usinas do Madeira hoje são uma realidade e inauguram uma nova fase no desenvolvimento do estado. Citou que o projeto Acreditar desenvolvimento pela Odebrecht e o Sistema SESI,SENAI E SENAR vai qualificar 10 mil trabalhadores para serem aproveitados nos canteiros de obras. Esse projeto já qualificou 2 mil trabalhadores, informou.
Raupp também registrou o programa de regularização fundiária urbana executado pelo prefeito, Roberto Sobrinho e que durante a visita do presidente Lula teve a oportunidade de acompanhar a entrega de 2,5 mil escrituras. "Esperamos agora que o governo federal agilize o programa de regularização fundiária rural no estado", lembrou Raupp ao destacar que há 60 mil proprietários rurais rondonienses sem os títulos de suas terras.
Fonte: Ascom
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da