Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Senadora convida Vereadores para visita ao canteiro de obras das hidrelétricas do Madeira



Depois do seminário “Desenvolvimento no Entorno do Madeira”, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) promoveu outra atividade, ontem (8), ao levar para conhecer o canteiro de obras das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, no rio Madeira, 120 vereadores e presidentes de Câmaras Municipais de vários partidos.

“Compreendo que empreendimentos desta envergadura, no valor de R$ 21 bilhões, que são o mais significativo investimento em energia estabelecido no PAC, despertaram o interesse de toda a sociedade de Rondônia, e por isso acho que nossas lideranças municipais deveriam conhecer as obras para melhor entender e informar à população sobre seus impactos e significado para todos nós”, disse a senadora ao falar sobre a visita.

Durante todo o dia os vereadores conheceram inicialmente Jirau, em fase inicial adiantada, e depois Santo Antonio, em estágio mais adiantado. Houve uma apresentação técnica em datashow a respeito do consórcio Enersus (Energia Sustentável), especificações técnicas da hidrelétrica e por último sobre o Pólo de Desenvolvimento de Jirau.

Moradores de Mutum-Paraná, distrito de Porto Velho atingido pela barragem da hidrelétrica, podem fazer a opção de ser transferidos para a área do Pólo, onde o consórcio irá construir 1800 casas, com área construída entre 72 e 90 metros quadrados. Protótipos foram apresentados aos visitantes. As outras opções são ser indenizados ou realocados em outro local.

No local que está se denominando de Nova Mutum serão construídas lojas, vias arborizadas, escolas, creches e outros serviços de infra-estrutura para a população, que irá residir com os próprios trabalhadores da empresa construtora, a Camargo Correa, membro do consórcio. 

Jirau esta sob fogo cruzado. O Ministério Público Federal e o de Rondônia pediram ao Ibama, neste mês de maio, a paralisação das obras do canteiro porque houve mudança no local de duas ensaSenadora convida Vereadores para visita ao canteiro de obras das hidrelétricas do Madeira   - Gente de Opiniãocadeiras – para Ilha Pequena e Ilha do Padre – , pontos diferentes dos autorizados pela Licença de Instalação do Ibama e resolução da Agência Nacional de Águas, e desmatamento ilegal de vegetação nativa. O Consórcio Enersus nega irregularidades.

Em Santo Antônio, onde o deputado federal Eduardo Valverde se integrou à comitiva, os visitantes receberam explicações sobre o desvio do curso do rio, as alterações feitas na região e o estágio da obra.

O vereador Tibério Rocha (PPS-Ariquemes) disse que a visita foi uma oportunidade excelente para que os legisladores pudessem ter “uma visão macro dos empreendimentos”. Para ele, a utilização de outra tecnologia – turbinas bulbo – e a preocupação com a legislação ambiental são bons indicadores para Rondônia. “Esses empreendimentos irão gerar riqueza para o Estado. E vamos estar integrados ao Sistema de Integração Nacional, o que é bom”.

Uma oportunidade para tirar dúvidas e ter mais informações, foi o que disse o vereador Ângelo Emilio (PT-Monte Negro). “Foi excelente. Assim vamos debater melhor, ter condições de defender melhor o governo Lula. Muitos vereadores queriam vir, mas tinham outros compromissos”, disse Emilio. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)