Sexta-feira, 25 de julho de 2008 - 11h47
O consórcio Energia Sustentável do Brasil, vencedor do leilão de concessão da Usina Hidrelétrica de Jirau (em Rondônia) e liderado pela Suez Energia, entregou nesta-quinta-feira, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o pedido de licenciamento para instalação do canteiro de obras da usina.
A informação foi divulgada pela Assessoria de Imprensa do consórcio, em Brasília.
No documento, o consórcio pede também a aprovação da nova localização da usina, a nove quilômetros do ponto original previsto na licitação.
A mudança de local foi sugerida pelo próprio Energia Sustentável.
"Estamos entregando ao Ibama pareceres de especialistas mostrando que o impacto ambiental do novo projeto (com a nova localização) é menor", disse o presidente do consórcio, Victor Paranhos.
Segundo ele, neste primeiro momento, o consórcio pedirá licença apenas para a instalação do canteiro de obras e, depois, solicitará autorização para construir a barragem.
Investidor.
Ainda nestaquinta-feira, o consórcio deveria entregar na Agência Nacional de Energia (Aneel) um documento informando que não haverá um investidor estratégico na construção da usina e que o consórcio está pronto para assinar o contrato de concessão.
Nos próximos dias, o consórcio, que é liderado pela Suez Energia, deverá apresentar também à Aneel um pedido de autorização para estudar a nova localização da usina.
Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Leonardo Goy/Da agência Estado
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da