Quinta-feira, 27 de novembro de 2008 - 20h39
Vereadores visitam UHE Santo Antônio
e ficam surpresos com o progresso da obra
Mais de mil e trezentas pessoas estão trabalhando nas obras preparatórias para a implantação das estruturas da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira. Após 70 dias de obras foi este o cenário que os vereadores de Porto Velho encontraram, na última quarta-feira, no canteiro de obras da Usina.
A visita atendeu a um pedido do vereador Assis Raupp (PMDB) – durante a audiência pública realizada na semana passada, na Câmara de Vereadores de Porto Velho, onde o diretor de Contratos da Odebrecht, José Bonifácio Pinto Júnior explicou o processo de contratação dos trabalhadores para a Usina Santo Antônio. Na ocasião, José Bonifácio explicou que 90% da mão de obra atual são de trabalhadores locais – como foi anunciada pelo Consórcio Madeira Energia S.A. Dez por cento desta mão de obra são mulheres - desempenhando diferentes funções – e estão surpreendendo os visitantes pelo empenho e o profissionalismo.
Visita Histórica
O segundo vice-presidente da Câmera de Vereadores, Kruger Darwich (PC do B), Zequinha Araújo (PSDC), Chico Caçula (PDT), José Wildes (PT), Juarez de Jesus Taques (PV), Assis Raupp e José Mário do (PMDB) iniciaram a visita pelo Casarão dos Ingleses, utilizado como sede administrativa da Usina.
"Estamos vivendo um momento histórico para Rondônia e o Brasil", afirmou Chico Caçula citando ainda: "como representantes eleitos pelo povo não poderíamos deixar de acompanhar o início da construção da Usina Santo Antônio". O sentimento também foi compartilhado por Assis Raupp. "Eu me sinto muito emocionado por estar aqui nesta obra que é uma das maiores do País. Estarmos aqui significa que também estamos fazendo parte desta história", explicou o vereador.
A usina irá gerar 3.150 MW e está prevista para entrar em operação em maio de 2012. "Estamos cumprindo todas as etapas previstas no cronograma e esperamos adiantar o início da operação da Usina Santo Antônio para janeiro de 2012", disse o diretor de Contratos. Os cuidados de preservação do meio ambiente também foram lembrados por José Bonifácio que explicou aos vereadores o processo realizado por uma equipe do Consórcio Mesa. Ela resgata as espécies animais encontradas na margem direita do rio Madeira e as solta na margem esquerda.
Os vereadores percorreram parte do canteiro de obras, atravessando a Ilha do Presídio até a beira do rio e assistiram a chegada da balsa responsável pelo transporte de equipamentos para a margem esquerda do rio Madeira. Todos foram unânimes em observar a rapidez e eficiência do trabalho realizado pela Construtora Norberto Odebrecht. O vereador José Wildes (PT) citou o compromisso da Odebrecht com a população portovelhense e acrescentou: "Estamos aqui para acompanhar esta etapa da obra é verificar de perto os trabalhadores locais sendo beneficiados com o empreendimento", lembrou.
Fonte: Viviane Vieira de Assis Paes
Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré
A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro
Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração
Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em
Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida
Governo faz mega desapropriação em Belo Monte
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da