Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Como integrar canais de vendas a partir do conceito de omnichannel


Foto: Divulgação internet - Gente de Opinião
Foto: Divulgação internet


Para conseguir uma gestão de trade marketing eficiente, é preciso estar atento às mudanças do mercado. Uma tendência cada vez mais forte é o conceito de omnichannel, que pode ser entendido como a integração entre lojas físicas, virtuais e shoppers, convergindo todos os canais de vendas utilizados por uma empresa. O objetivo é satisfazer as necessidades dos clientes de forma mais personalizada.

O que é omnichannel?

Nesse conceito, o consumidor pode comprar online utilizando um computador de mesa, via smartphone, indo à loja, por meio do telefone ou de qualquer outro canal de venda que a empresa utilize. O que importa é que a experiência de compra seja sempre a mesma, ou praticamente a mesma, em todos os canais.

Assim, o omnichannel tem como objetivo garantir a experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca, representando a quebra do mundo online e o offline, na medida em que integra a experiência do shopper.

Como exemplo, temos os aplicativos móveis, que combinam o layout do site com a temática interna das lojas físicas. Utilizando a integração de canais, o shopper satisfaz suas necessidades onde e quando desejar e no momento mais confortável para ele.

Como integrar canais de vendas com o omnichannel?

Veja a seguir como integrar os canais de vendas da empresa.

Integração das áreas

Integrar as áreas da empresa é o primeiro passo para aplicar o conceito omnichannel.  O cliente pode, por exemplo, comprar na loja virtual e trocar o produto em qualquer outra loja física da empresa.

Para que isso seja possível, os processos logísticos e fiscais devem estar integrados, e os sistemas operacionais devem permitir que isso ocorra sem complicações.


Marketing integrado

Nesse cenário, as estratégias de marketing devem ser orgânicas e propor conceitos alinhados para todos os canais, dando liberdade para que o cliente transite de forma livre entre as lojas, sejam elas online ou offline.


Integração dos sistemas

Todos os sistemas de gestão, incluindo o de gestão de trade marketing, devem ser integrados para permitir que as lojas assegurem a sinergia das informações. Isso inclui precificação dos produtos, estoque, contabilidade e demais setores.


Treinamento da equipe

Toda a equipe da empresa envolvida na operação de vendas (do atendimento à logística) deve estar preparada para atuar nas movimentações entre as lojas. Isso requer uma agilidade muito grande da equipe de suprimentos, para que seja possível fornecer produtos de forma adequada para toda a cadeia de lojas, sejam elas físicas ou e-commerce.


Serviço de atendimento

O serviço de atendimento ao consumidor deve ter condições de resolver todas as questões apresentadas pelos shoppers, independentemente da origem ou da abordagem – elogio, crítica, sugestão, uma reclamação.

Como podemos perceber, um dos principais desafios da gestão de trade marketing na integração dos canais será trabalhar de forma sinérgica os conceitos de omnichannel, para atender aos diferentes anseios do shopper, seja qual for o canal escolhido, e integrando atendimento, logística, pós-venda entre outras questões.


 


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mercado Cultural: hoje tem Segunda Mix Com Churrascada; e na terça almoço Natalino

Mercado Cultural: hoje tem Segunda Mix Com Churrascada; e na terça almoço Natalino

“Chegamos na última edição de 2024, da nossa tradicional ‘Segunda Mix Com Churrascada’, considerada a melhor noite de segunda-feira da capital rondo

Confira os shows do final de semana no Mercado Cultural

Confira os shows do final de semana no Mercado Cultural

“Neste sábado, dia 21, teremos 12h de shows gratuitos no palco do nosso espaço público, turístico, cultural e da capital rondoniense”, disse o empre

Caravana de Natal Bemol chega a Porto Velho nos dias 20 e 21 de dezembro

Caravana de Natal Bemol chega a Porto Velho nos dias 20 e 21 de dezembro

A Caravana de Natal Bemol vai iluminar a cidade de Porto Velho, em Rondônia, nos dias 20 e 21 de dezembro. Ornamentado com leds, personagens e símbo

Hospital Infantil Cosme e Damião leva pacientes crônicos para ver as luzes de Natal em Porto Velho

Hospital Infantil Cosme e Damião leva pacientes crônicos para ver as luzes de Natal em Porto Velho

Na última segunda-feira, 16, o Hospital Infantil Cosme e Damião promoveu uma emocionante ação de acessibilidade e humanização voltada para pacientes

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)