Quinta-feira, 8 de novembro de 2018 - 13h45
O Marketing Digital é a prática de ações de marketing no ambiente online, com o objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamentos e agregar valor aos produtos e marcas. A prática se faz cada vez mais latente em um contexto no qual os brasileiros passam, em média, 9 horas por dia navegando na internet. Se o seu público está conectado, a sua marca também deve estar.
No Marketing Digital, a comunicação deixa de ser uma via única - das empresas para o público - e passar a ser de mão dupla - o público também participa, interage e responde ao que foi comunicado. Além de enviar uma mensagem sobre sua marca, é preciso monitorar o que os seus clientes estão falando sobre ela. Afinal, consumidores estão cada vez mais aptos a opinar e amplificar suas opiniões.
Que a
internet é o local ideal para atingir milhões de pessoas, isso você já sabe.
Mas você sabe como usar essa vantagem do mundo online ao seu favor? A
estratégia de Marketing de Conteúdo existe justamente para isso: para que você
saiba como, quando e onde impactar potenciais clientes.
Veja, a seguir, quais são as principais ferramentas de marketing de conteúdo e como aplicar esses esforços para dar visibilidade à sua empresa.
As redes sociais são, sem dúvida, as principais ferramentas para a execução da estratégia de Marketing Digital. Afinal, são elas que detém a maior quantidade de acessos de usuários na internet. Além disso, uma rede social é o ambiente perfeito para uma marca se aproximar do público, fazendo com que o mesmo interaja com o conteúdo criado - ampliando, consequentemente, o espaço da sua empresa no mundo digital.
É preciso analisar com cautela o objetivo de cada rede social e ver qual se aplica melhor ao seu negócio. O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada para vídeos e fotos; se a sua empresa não pretende trabalhar com esse tipo de conteúdo, não faz sentido criar uma conta na plataforma.
Blogs
Uma boa estratégia de SEO é desenvolvida para entregar conteúdos pertinentes e plataformas responsivas para as necessidades do usuário. O blog é uma ferramenta crucial para que essa estratégia dê certo. É através dele que você deve entregar conteúdos relevantes para o público que deseja alcançar.
Essa ação, além de tornar a sua empresa uma autoridade no assunto proposto, cria uma boa indexação para o seu site/blog nos resultados de mecanismos de buscas, como o Google. Se alguém estiver pesquisando sobre um assunto que você já foi publicado no seu blog, e a sua estratégia de SEO foi trabalhada com sucesso, as chances de aparecer nos primeiros resultados do Google - e criar um primeiro contato com o cliente - são gigantes.Landing Pages
Blogs e redes sociais também são responsáveis por trazer leads para a sua empresa, assim como as landing pages. Leads são contatos de clientes em potenciais, que deixam suas informações (como e-mail, telefone, entre outras) em troca de algum conteúdo ou benefício. Já as landing pages são as páginas ou domínios onde essa troca acontece; o cliente preenche um formulário e ganha acesso para fazer download ou assistir um conteúdo.
Este é o principal pilar do Marketing Digital, que tem como objetivo atrair mais pessoas para o seu negócio, através da famosa Jornada do Consumidor. Essa jornada define cada uma das etapas pelas quais o consumidor percorre até virar um cliente pagante, e cada uma delas oferece insights para trabalhar o consumidor, de modo a fazê-lo pular para a próxima etapa. A jornada do consumidor está dividida da seguinte forma:
Atração: ofereça
conteúdos relevantes que satisfaçam as necessidades do seu público;
Conversão: ofereça uma
demonstração do seu serviço, para que o cliente considere comprá-lo;
Venda: as duas etapas iniciais educam o
consumidor sobre a necessidade de adquirir o produto; na etapa de venda, é
necessário fornecer oportunidades exclusivas para que ele feche o negócio;
Encante: mesmo depois
de se tornar um cliente pagante, o consumidor merece atenção; esteja sempre
pronto para atendê-lo, fidelize-os e torne-os embaixadores da sua marca.
Cada uma
dessas etapas depende muito da produção de conteúdo que interesse o público que
você deseja alcançar. Para isso, usamos outro pilar do Marketing Digital: o
Marketing de Conteúdo.
Para atingir
o público desejado, é preciso oferecer o que ele está procurando. No ambiente
digital, a forma mais fácil de fazer isso é disponibilizando conteúdos que
sejam do interesse do grupo que você deseja atingir - um conteúdo que resolva
um problema desse grupo e que o eduque sobre a necessidade de adquirir o seu
produto ou serviço para resolver esse problema.
O Marketing
de Conteúdo é responsável pela pesquisa, produção e distribuição desses
conteúdos para cada uma das etapas da jornada do consumidor que vimos anteriormente.
Através dele, é possível definir os melhores formatos de conteúdos para cada
canal de comunicação, o tom de voz da sua marca, quais canais você deseja
explorar, entre outros pontos fundamentais da estratégia.
Lembre-se: o objetivo do conteúdo é fazer com que o seu público reconheça a sua marca como uma solução para os problemas que ele possa ter, fazendo com que ele volte mais vezes ao seu ambiente digital. Assim, ele enxergará valor na sua marca, o que aumentará as chances de que ele se torne de fato um cliente.
SEO
SEO é a sigla, em inglês, para o termo Search Engine Optimization - que, em português, significa otimização dos motores de busca. Essa estratégia é formada por um conjuntos de boas práticas a serem seguidas nas plataformas digitais, que potencializam as suas chances de uma boa indexação nos sites de busca - principalmente o Google. Isso significa aparecer entre os primeiros resultados em uma página de pesquisa.
As boas práticas de SEO podem ser resumidas em uma boa construção do texto disponibilizado nas suas plataformas e no desenvolvimento da plataforma em si (ela precisa ser responsiva, ter velocidade, entre outros fatores). Em termos práticos, SEO é um bom aliado do Marketing de Conteúdo porque é ele quem direciona o conteúdo a ser desenvolvido, com a ajuda de pesquisas que apontam as palavras-chave mais buscadas pelo público que a sua empresa deseja alcançar.
Agora que
você já conhece os principais fundamentos do Marketing Digital e o reconhece
como uma estratégia para trazer mais visibilidade e clientes para a sua marca,
é hora de de se aprofundar no assunto para desenvolver o seu próprio plano de
Marketing Digital. Acesse aqui uma indicação de cursos
fundamentais sobre o assunto e não perca a oportunidade de elevar a sua empresa
ao patamar que ela merece!
Mercado Cultural: hoje tem Segunda Mix Com Churrascada; e na terça almoço Natalino
“Chegamos na última edição de 2024, da nossa tradicional ‘Segunda Mix Com Churrascada’, considerada a melhor noite de segunda-feira da capital rondo
Confira os shows do final de semana no Mercado Cultural
“Neste sábado, dia 21, teremos 12h de shows gratuitos no palco do nosso espaço público, turístico, cultural e da capital rondoniense”, disse o empre
Caravana de Natal Bemol chega a Porto Velho nos dias 20 e 21 de dezembro
A Caravana de Natal Bemol vai iluminar a cidade de Porto Velho, em Rondônia, nos dias 20 e 21 de dezembro. Ornamentado com leds, personagens e símbo
Hospital Infantil Cosme e Damião leva pacientes crônicos para ver as luzes de Natal em Porto Velho
Na última segunda-feira, 16, o Hospital Infantil Cosme e Damião promoveu uma emocionante ação de acessibilidade e humanização voltada para pacientes