Domingo, 30 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira

Documentário destaca a arte do grafite em Vilhena e será lançado para alunos da rede pública, com exibição acessível em Libras.


Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira - Gente de Opinião

Nesta sexta-feira, 28 de março, será lançado em Vilhena (RO) o curta-metragem “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena”. O vídeo documentário, produzido pela jornalista e produtora cultural Andréia Machado, traz uma imersão na arte urbana, destacando a beleza, a cultura e o impacto estético dos grafites que transformam a cidade em uma verdadeira galeria a céu aberto.

O curta-metragem documental, com duração de 5 minutos, explora a vibrante cena do grafite na cidade de Vilhena. A produção audiovisual conta com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para pessoas surdas, e classificação livre, permitindo que todos os públicos possam assistir.

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira - Gente de Opinião

Segundo Andréia Machado, o documentário mostra o talento dos artistas locais e a forma como suas obras dialogam com o espaço urbano, trazendo cores, identidade e expressões culturais para as ruas da cidade. Com cenas que exploram murais espalhados por diversos bairros, a produção busca valorizar a arte do grafite e evidenciar seu papel como manifestação artística e social.

A produção conta com roteiro e direção da jornalista Andréia Machado. Já Márcio Guilhermon foi responsável pela captação de som, enquanto Washington Kuipers atuou como cinegrafista, editor e diretor de fotografia.  Além das imagens marcantes das intervenções urbanas, o curta-metragem conta com depoimentos de grafiteiros e especialistas, que compartilham suas percepções sobre a importância da arte de rua na paisagem urbana de Vilhena. A produção também destaca o crescimento do grafite na cidade e seu reconhecimento como uma forma legítima de expressão cultural.

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira - Gente de Opinião

O vídeo documentário será lançado durante uma oficina de grafite ministrada pela equipe da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), realizada para alunos da Escola Pública Professor Luiz Carlos Paula Assis, localizada no Setor 6 de Vilhena. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora Andréia Machado, o grafiteiro Alessandro Biff, reconhecido por seus trabalhos no município ao longo dos anos, e o sociólogo Márcio Guilhermon, proporcionando uma oportunidade para troca de experiências e reflexões sobre o tema.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e apoiado pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV), o projeto “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena” reafirma a importância da valorização da arte urbana e do fomento à cultura local. A iniciativa traz visibilidade para artistas e suas criações, além de incentivar o diálogo sobre o papel do grafite na construção de uma cidade mais vibrante e inclusiva.

“Agradeço a todos que contribuíram para a realização desse lindo curta-metragem. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022)”, disse Andréia Machado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 30 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

3º Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025: um sucesso inesquecível!

3º Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025: um sucesso inesquecível!

Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão a todos que tornaram o *3º Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025* um sucesso inesquecível! No di

Prefeitura de Porto Velho realiza a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte

Prefeitura de Porto Velho realiza a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte

Em alusão ao Dia do Artesão, comemorado anualmente no dia 19 de março, a Prefeitura de Porto Velho realizou a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte. O

 Família de Luiz Carlos Cavalcante de Albuquerque convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia em sua memória.

Família de Luiz Carlos Cavalcante de Albuquerque convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia em sua memória.

A Missa será celebrada amanhã (21), às 19 horas, na Igreja de São Cristóvão, que fica na avenida Pinheiro Machado com rua Guanabara, bairro São Cris

Mulheres da Beira: Uuma Celebração da Arte e Força Feminina da Amazônia

Mulheres da Beira: Uuma Celebração da Arte e Força Feminina da Amazônia

O Mercado Cultural se transformou em um palco efervescente de talento e diversidade musical no último sábado (15). O show "Mulheres da Beira", idea

Gente de Opinião Domingo, 30 de março de 2025 | Porto Velho (RO)