Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente


O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), abriu na quarta-feira (25) a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos “Vamos Cuidar de Rondônia”, com o objetivo de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305, de 2/8/10), a partir de um amplo debate junto à sociedade.

A cerimônia de abertura teve início às 20h, no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. O encerramento está previsto para sábado (28) com o retorno dos representantes municipais para suas localidades.

Na abertura da Conferência, o secretário-adjunto da Sedam, Francisco de Sales Oliveira dos Santos, deu boas-vindas aos presentes e destacou a importância e seriedade das discussões, principalmente os mecanismos e estratégias para a implementação das medidas e programas de gestão de resíduos sólidos, a partir da realidade de cada município. Ele falou também da inclusão dos catadores de resíduos sólidos na política estadual de resíduos.

Constou na programação de ontem, a palestra “Um olhar sobre os Resíduos Sólidos no Brasil”, com a participação do diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Sérgio de Melo Diniz.

O encontro está acontecendo com a presença de mais de 200 pessoas, representantes da sociedade civil organizada, das prefeituras e câmaras municipais, educadores, estudantes, órgãos públicos e Ministério do Meio Ambiente, que estão discutindo soluções para acabar com os lixões a céu aberto em Rondônia.

A conferência estadual está em conformidade com o tema e metodologia da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá em Brasília de 24 a 27 de outubro, tendo as discussões centralizadas nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais e Geração de Emprego, Trabalho e Renda.

Fonte: Marilza Rocha / Decom

 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)