Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ações da Prefeitura melhoram qualidade de vida no campo


A reabertura de 10 quilômetros de estrada – com cascalhos em toda sua extensão - mais a instalação de energia elétrica, são ações da Prefeitura que começam a impulsionar novas atividades na zona rural. É o caso de 65 famílias que moram na comunidade Porto Chuelo, na Estrada da Penal. No último domingo (9), o prefeito Roberto Sobrinho entregou a estrada e falou sobre as ações da Prefeitura nos distritos, áreas rural e ribeirinha. "Estamos tratando estas comunidades com o mesmo respeito com que tratamos o cidadão que mora na cidade, pois assim como eles, vocês pagam impostos e merecem ser tratados com dignidade", disse.

Os agricultores que tinham como principal fonte de renda a agricultura,  passaram a diversificar as atividades com a criação de peixe em tanques. Confiantes na nova atividade, os pequenos agricultores agradeceram ao prefeito em uma reunião em que Roberto fez questão de dizer que tem buscado recursos e priorizado os segmentos que mais necessitam das ações da Prefeitura, entretanto é defensor de que a comunidade se organize cada vez mais para não depender somente do poder público. "Nossas ações têm sido para melhorar a qualidade de vida da população, e isso já começa a acontecer em várias comunidades, a exemplo desta e de outra que visitamos na semana passada, na Linha Progresso, onde estamos fazendo um trabalho de correção do solo e distribuição de calcário". Roberto lembrou que todo o trabalho teve início com o deputado estadual Ribamar Araújo, então secretário de Agricultura do município.
Com a reabertura da estrada, os produtores vão poder escoar sua produção de açaí, farinha, feijão de praia, milho, melancia e cupuaçu. A comunidade produzia cerca de 3 toneladas a cada 15 dias, mas enfrentava dificuldades na hora de levar os produtos para a cidade por falta de estrada. "Agora vamos investir novamente na produção porque temos como escoar os produtos", disse o vice-presidente da Associação de Produtores e Moradores Rurais de Porto Chuelo, Raimundo Andrade, um dos moradores mais antigos, que afirmou ser a estrada um sonho hoje realizado para todos os moradores.

Além da reabertura da estrada a Prefeitura reconstruiu três pontilhões que tirou do isolamento 27 famílias e possibilitou a chegada da energia elétrica para esses agricultores. Estas famílias vivem em áreas cortadas por igarapés. O presidente da associação, Ronaldo Andrade, aproveitou a oportunidade para pedir apoio do prefeito  para a aquisição de uma casa de farinha mecanizada e um poço artesiano. Ele disse que uma das principais atividades da comunidade a fabricação de farinha tem reduzido principalmente porque parte dos agricultores são pessoas de idade e já não conseguem produzir mais utilizando o sistema manual.

Produção

Nos 10 tanques, já em funcionamento, deverão ser produzidos em torno de 30 toneladas de tambaqui a cada ciclo. Inicialmente quatro famílias estão envolvidas diretamente no projeto financiado através do Pronaf, mas, de acordo com  Ronaldo Andrade, outras famílias estão interessadas em participar do projeto de piscicultura. Para ele, quando a Prefeitura investe em estrada e leva energia elétrica para o campo, "facilita a vida dos agricultores como também permite que novas atividades sejam  desenvolvidas, melhorando a qualidade de vida de quem mora aqui e evitando inclusive que muita gente vá embora para a cidade". A secretária-adjunta da Agricultura, Regina Maria, participou do evento.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)