Segunda-feira, 1 de outubro de 2007 - 10h16
De 4 a 7 de outubro acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federal, a IV Feira Nacional de Agricultura Familiar. Trazendo 480 pequenos agricultores de todo o Brasil para mostrar sua produção, a feira dará exemplos de que é possível produzir de forma sustentável e gerar renda em propriedades familiares.
Rondônia também é prova disso. Serão onze expositores, entre agricultores de projetos de assentamento e representantes de cooperativas que reúnem pequenas propriedades, todos levando produtos característicos da região para conhecimento do grande público.
De Porto Velho, o assentamento Joana D'Arc III envia artesanatos feitos de cipó e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro suas farinhas artesanais. Maria da Costa vai participar da feira com os seus e outros produtos dos cooperados da Agroverde, também capital do estado. "Vou levar muita coisa, doce de cupuaçu, de tucumã, polpa de babaçu, arranjos, colchas..." Participando da feira pela primeira vez, ela diz esperar que sua ida a Brasília seja gratificante. "Espero que eles gostem do que vou levar", diz a agricultora.
Candeias do Jamari estará representada por biojóias, esculturas em fibra natural, doces e licores de frutas regionais, flores tropicais desidratadas e sabonetes fitoterápticos. Maria Augusta Oliveira, do projeto de assentamento Paraíso das Acácias, em Candeias do Jamari, está contente de ver seus doces e flores em Brasília. Mas é o filho, Willian, quem leva o nome das famílias. "Ele é que sabe dessas coisas de vender", diz. Cupuaçu, castanha-do-pará e a desconhecida ginja são algumas das delícias que ele leva na bagagem. "Aqui eu faço doce de tudo e ainda ensino as outras", completa Maria Augusta.
É do município de Nova Mamoré que virá a polpa de cupuaçu, enquanto rapadura, mel e açúcar mascavo sairão de Nova União. Já a tradicional cultura extrativista do estado será levada através de bolsas, roupas e pochetes feitas de tecido da floresta pela Cooperativa dos Extrativistas de Rondônia (Coopeflora), de Machadinho do Oeste. As reconhecidas APA Associação dos produtores alternativos e Coocaram Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua também mostrarão sua produção na feira.
Os participantes terão a oportunidade de fazer negócios, difundir seus produtos em nível nacional e ainda colocar o nome de Rondônia entre os principais produtores da agricultura familiar do país.
Fonte: Vanessa Ibrahim - Incra-RO
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes
Com o intuito de promover a preservação da espécie Podocnemis expansa no projeto Quelônios da Amazônia, garantindo a manutenção dos estoques naturais