Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Almir Suruí divulga modelo sustentável durante a Rio +20


Almir Suruí divulga modelo sustentável durante a Rio +20 - Gente de Opinião

Líder do povo Suruí, que vive na Reserva Indígena Sete de Setembro, localizada em Cacoal, a cerca de 500 quilômetros de Porto Velho, Almir Suruí se tornou um porta-voz dos povos da floresta da Amazônia e mais uma vez levou a mensagem dos ambientalistas brasileiros para a comunidade internacional durante o Eye On Earth Summit, evento realizado pela UNEP e pelo governo dos Emirados Árabes (UNEP and de Green economy) durante a Rio +20, no Rio de Janeiro.  Diante de uma plateia formada por líderes ambientalistas de diferentes nacionalidades, Almir Falou sobre o Plano de Gestão de 50 anos do Povo Paiter realizado em parceria com a Kanindé e sobre a importância de todos ficarem unidos na defesa do Planeta, desenvolvendo atividades que sejam sustentáveis e mantenham a floresta em pé.

“É importante o uso da comunicação e da tecnologia para que todos os povos possam atuar juntos na busca e implementação de ações que respeitem a diversidade cultural, ambiental e social”, enfatizou Almir.

O povo Suruí também desenvolve o projeto Carbono Suruí, em parceria com várias entidades, coordenadas pelo Consórcio Garah Itxa. A ação tem como objetivo preservar e conservar as florestas por meio da venda de créditos de carbono e de reflorestamento. Uma das formas para que todos no planeta possam se unir na busca do equilíbrio climático.

Eye On Earth Summit

Almir Suruí também esteve no evento Eye On Earth Summit realizado em dezembro do ano passado nos Emirados Árabes, quando líderes mundiais se reuniram para discutir a sustentabilidade ambiental e social do planeta. Na época foi elaborada a “Declaração” apresentada agora na Rio + 20. Para mais informações sobre o evento acesse: www.eyeonearthsummit.org.

Fonte: Kanindé

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)