Sexta-feira, 28 de outubro de 2016 - 19h20
“Aprendemos a plantar uma árvore e como cuidar da natureza” assim explicou João Pedro, de nove anos, aluno da quarto ano da escola municipal Monteiro Lobato. Ele é um dos participantes do projeto Viveiro Educador, idealizado pela associação ambientalista Ecoporé, em parceria com o Banco da Amazônia.
Este projeto levou atividades educacionais voltadas para a área do meio ambiente a cinco escolas públicas do município de Rolim de Moura. A ação ocorreu no inicio do mês de outubro e contemplou diretamente 381 alunos em sua primeira etapa.
Para o biólogo e coordenador do projeto, Leonardo Amaral, a educação ambiental é uma estratégia fundamental para enfrentamos a atual desvalorização da natureza. “O envolvimento das crianças é fundamental para o sucesso da ação, elas são agentes multiplicadores, vão repassar para a família a necessidade e a reflexão quanto à problemática ambiental, ajudando assim, na formação de uma consciência ambiental pautada em sustentabilidade” defende Leonardo.
Umas das escolas a apoiar a ação foi a Escola Municipal Monteiro Lobato, escola em que João Pedro estuda. Nesta instituição de ensino, as atividades contemplaram diretamente 4 turmas com idade de 7 a 12 anos. No local além das palestras, os alunos desenvolveram uma horta escolar, onde tiveram a oportunidade de por em prática todos os ensinamentos de sala de aula. A horta também beneficiará a merenda escolar.
Já os alunos do Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, tiveram uma aula diferente. Os estudantes do quinto ano colocaram em atividade o plantio de 150 mudas de ipês, fortalecendo assim a harborização do ambiente escolar.
O Viveiro Educador é um exemplo claro de que o Banco da Amazônia procura investir em projetos que buscam a valorização e o respeito ambiental da Região Amazônica. Todos os anos é lançado oEdital de Patrocínio, modo da instituição de incentivar ações que buscam a valorização e o cuidado à biodiversidade.
Associação Ecoporé - História
A Ação Ecológica Guaporé – (Ecoporé) é uma associação ambientalista sem fins lucrativos, que conta com apoio de voluntários e de patrocínios para execuções dos seus projetos sociais. Criada em 1988 à Ecoporé tem a missão de promover a defesa de bens, como direitos sociais e coletivos, relativos ao meio ambiente.
Fonte: Marcos M. Silva
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro