Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Alunos do município de Rolim de Moura recebem aulas de preservação


  Alunos do município de Rolim de Moura recebem aulas de preservação - Gente de Opinião

“Aprendemos a plantar uma árvore e como cuidar da natureza” assim explicou João Pedro, de nove anos, aluno d​a​ quarto ano da escola municipal Monteiro Lobato. Ele é um dos participantes do projeto Viveiro Educador, idealizado pela associação ambientalista  Ecoporé, em parceria com o Banco da Amazônia.

Este projeto levou atividades educacionais voltadas para a área do meio ambiente a cinco escolas públicas do município de Rolim de Moura. A ação ocorreu no inicio do mês de outubro e contemplou diretamente 381 alunos em sua primeira etapa.

Para o biólogo e coordenador do projeto, Leonardo Amaral, a educação ambiental é uma estratégia fundamental para enfrentamos a atual desvalorização da natureza. “O envolvimento das crianças é fundamental para o sucesso da ação, elas são agentes multiplicadores, vão repassar para a família a necessidade e a reflexão quanto à problemática ambiental, ajudando assim, na formação de uma consciência ambiental pautada em sustentabilidade” defende Leonardo.

Umas das escolas a apoiar a ação foi a Escola Municipal Monteiro Lobato, escola em que João Pedro estuda. Nesta instituição de ensino, as atividades contemplaram diretamente 4 turmas com idade de 7 a 12 anos. No local além das palestras, os alunos desenvolveram uma horta escolar, onde tiveram a oportunidade de por em prática todos os ensinamentos de sala de aula. A horta também beneficiará a merenda escolar.

Já os alunos do Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, tiveram uma aula diferente. Os estudantes do quinto ano colocaram em atividade o plantio de 150 mudas de ipês, fortalecendo assim a harborização do ambiente escolar.

O Viveiro Educador é um exemplo claro de que o Banco da Amazônia procura investir em projetos que buscam a valorização e o respeito ambiental da Região Amazônica. Todos os anos é lançado oEdital de Patrocínio, modo da instituição de incentivar ações que buscam a valorização e o cuidado à biodiversidade.

Associação Ecoporé - História

Alunos do município de Rolim de Moura recebem aulas de preservação - Gente de Opinião

A Ação Ecológica Guaporé – (Ecoporé) é uma associação ambientalista sem fins lucrativos, que conta com apoio de voluntários e de patrocínios para execuções dos seus projetos sociais. Criada em 1988 à Ecoporé tem a missão de promover a defesa de bens, como direitos sociais e coletivos, relativos ao meio ambiente.

Fonte: Marcos M. Silva

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)