Quinta-feira, 29 de novembro de 2007 - 21h42
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Os reflexos do terremoto ocorrido em Martinica, a leste do Caribe, foram sentidos em Manaus (AM) hoje (29), por volta das 16 horas, horário de Brasília. O abalo também foi percebido em Boa Vista (RR).
De acordo com o geólogo do Serviço Geológico do Brasil, Raimundo Gato Dantona, o abalo em Martinica atingiu 7,4 graus na escala Richter. Apesar do susto no Brasil, ele diz que não há motivo para preocupações.
"Sentir reflexos de um terremoto como esse é comum por causa da magnitude do abalo. Como o tremor foi forte, os reflexos se propagaram e as ondas desse abalo chegaram até o país. Ainda assim, isso não foi no Brasil e não há porque pensar que algo vá ocorrer por aqui por causa disso".
Segundo o secretário de Defesa Civil de Manaus, Antônio Carlos Marques, apesar da surpresa de quem estava nas zonas central, sul, oeste, centro-sul e centro-oeste da cidade, não houve nenhum registro grave de ocorrências.
Ele informou que houve apenas nove chamadas para atender às reclamações sobre tremores. Ao longo do dia, 75 ocorrências foram notificadas, sendo 47 de alagamentos, por causa da forte chuva que caiu na cidade.
"As ocorrências relacionadas ao terremoto foram sobre tremores de prédios. Mas as equipes da Defesa Civl estiveram nos locais para averigüar se havia problemas na estrutura dos prédios e, depois da vistoria, os prédios foram liberados, mediante a certeza de que nenhum prejuízo pudesse ocorrer".
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes
Com o intuito de promover a preservação da espécie Podocnemis expansa no projeto Quelônios da Amazônia, garantindo a manutenção dos estoques naturais