Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amazônia começa a exportar água


CHICO ARAÚJO (Agência Amazônia)

BRASÍLIA – Em 25 anos mais de 2,7 bilhões de pessoas no mundo ficarão sem água potável devido à contaminação das fontes.  A escassez atinge hoje dois bilhões de pessoas, sendo um bilhão em áreas urbanas. Mais de 20 países já enfrentam com a escassez de água – Egito, Kuwait, Arábia Saudita, Israel, Argélia e Bélgica são alguns deles. No Brasil, pelos menos sete Estados se deparam com o desabastecimento.

Dos 20% da água doce do mundo, a Amazônia concentra 80% do volume dessa água em seus rios, lagos, igarapés e fontes subterrâneas. E a região já começa a contribuir para reduzir os efeitos dessa escassez. Uma empresa de Manaus (AM), Amazon Refrigerantes, começou a produzir água para exportação. Isso mesmo. 

Durante a III Feira Internacional da Amazônia (III Fiam), que encerrou hoje na capital do Amazonas, a empresa lançou a Água Crim. A nova marca foi criada especialmente para exportação.

Mali, Colômbia e a colônia francesa Benin, na África, são os destinos da Água Crim. Nos próximos meses o produto também chegará ao Oriente Médio (Jordânia), Belize, Venezuela, Espanha e França, garante Humberto Thomaz, gerente de custos e orçamento da empresa. Além da água, que está se tornando vedete no mercado, a Amazon Refrigerantes ainda exporta xaropes de guaraná e a baunilha. Esses dois produtos são utilizados na fabricação de refrigerantes.

Mas a Água Crim não é uma água qualquer. Extraída de uma fonte com 300 metros de profundidade, no bairro Colônia Oliveira Machado, em Manaus, a água, além de rica em minerais, possui outro grande diferencial. Ela apresenta em sua composição uma concentração de flúor natural. E foram esses os fatores que despertaram o interesse dos importadores de vários países. Empresas de São Paulo e de outros estados brasileiros também já estão de olhos no produto.

No exterior o produto é vendido com um apelo amazônico. "Tauá: Eau pure de source – naturelle de l'Amazonie".  A tradução: Tauá – Água pura da fonte – natural da Amazônia. Atualmente, os produtos da Amazon Refrigerantes são comercializados em praticamente toda a Amazônia. "E a tendência é ampliarmos esse mercado, inclusive para o exterior", diz Thomaz.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)