Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amazônia legal é responsável por 40% da produção de carne e soja no Brasil



Pará, Mato Grosso e Rondônia são as áreas mais atingidas pelo avanço do agronegócio 

Com área superior a cinco milhões de quilômetros quadrados, sendo 83% floresta, a Amazônia já responde por 40% da produção de carne e soja no País. Dados oficiais do IBGE mostram que o agronegócio avança sobre amplas áreas do que um dia foi floresta. 

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o avanço mais expressivo pode ser registrado em regiões do Pará, Mato Grosso e Rondônia, que lideram o ranking de desmatamento. No caso da pecuária, 73% das 74 mil cabeças de gado da região são criadas no bioma amazônico.

Acompanhando o aumento de preços da soja e da carne no mercado internacional, o agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia.

Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já abertas.

Fonte: Zero Hora

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)