Sexta-feira, 8 de maio de 2009 - 12h13
Marcos Chagas
Agência Brasil
Brasília - O senador João Pedro (PT-AM) começou a conversar com senadores e deputados federais da bancada amazônica para tentar promover uma vigília que começaria na quarta-feira (13) e só terminaria na manhã da quinta-feira (14). O objetivo é mobilizar os parlamentares em defesa do bioma da Amazônia, que está em risco em decorrências das frequentes queimadas, exploração ilegal de madeira nobre e expansão da fronteira agropecuária.
A ideia de realização de uma vigília em favor da Amazônia foi apresentada na terça-feira (5) pela atriz Christiane Torloni, durante audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. A comissão é presidida pela senadora petista Ideli Salvatti (SC), que também tenta mobilizar deputados e senadores para a vigília.
João Pedro tentará confirmar a presença do poeta amazonense Thiago de Mello, conhecido mundialmente pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, especialmente a conservação da Floresta Amazônica. A atriz Cristhiane Torloni deve participar da vigília.
Não será a primeira vez que o Senado promove, junto com a Câmara dos Deputados, uma vigília para sensibilizar o Parlamento e o Executivo em relação a uma determinada causa. No ano passado, senadores viraram a madrugada, revezando-se em discursos na tribuna do plenário, para forçar a votação de projetos parados na Casa referentes à correção de benefícios e pensões da Previdência Social.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro