Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amazônia terá subcomissão sobre gestão das águas


As políticas relacionadas à gestão das águas no Brasil serão acompanhadas pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Na reunião da última quarta-feira (5), os parlamentares decidiram criar uma subcomissão especial para avaliar as políticas públicas sobre recursos hídricos e também preparar a participação da Câmara no Fórum Mundial das Águas, marcado para 2009, na Turquia.

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) observa que o tema merece ganhar destaque no Parlamento devido à escassez cada vez maior desse recurso natural. "Essa questão mobiliza o mundo inteiro, porque todos os estudos científicos apontam para uma aceleração da escassez de água potável no planeta. Hoje, a maioria da população mundial não tem acesso a água de qualidade para sua sobrevivência, e sem água não existe vida."

Lei das Águas
Para a deputada amazonense, é indispensável que a Câmara avalie os efeitos práticos da chamada Lei das Águas (9.433/97), aprovada pelo Congresso em 1997 e considerada referência mundial na gestão de recursos hídricos. Entre seus princípios, estão a gestão descentralizada e participativa e a atribuição de um valor econômico à água, reconhecida como um recurso limitado e de domínio público.

A subcomissão que vai avaliar a Política Nacional de Recursos Hídricos já foi criada e aguarda a indicação dos integrantes para ser instalada.

Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Agência Câmara

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)