Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

AMORIM: Clima de 'guerra' na Flona do Jamari



Amorim convoca classe política e empresarial para 
construção de um Pacto em Defesa de Rondônia

O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) está chamando toda classe política e empresarial do Estado para firmar um Pacto em Defesa de uma Pauta Rondônia: regularização fundiária urgente e flexibilização das questões ambientais. O parlamentar se refere, em especial, o que ocorre hoje na Floresta Nacional (FLONA) do Bom Futuro, onde cerca de 50 mil pessoas estão em clima de “guerra” ante a eminência da retirada a ser feita a mando do governo federal, da área onde estão assentadas há quase duas décadas.

Amorim defende uma união entre Governo do Estado, Assembléia Legislativa e classe empresarial para assegurar a permanência dessas pessoas que vivem, trabalham e têm suas economias na Floresta Nacional do Bom Futuro.

Amanhã (22) em Buritis o deputado realiza uma audiência pública para construir alternativas à retirada das pessoas que vivem na Flona do Bom Futuro. O evento será no Colégio Estadual Maria Euvandas de Siqueira.  “A pauta é extensa, mas a principal delas é a construção de uma saída para evitar conflitos. Há pessoas na área que alegam que vão resistir. Temos que evitar conflitos, principalmente dessa natureza. A idéia dessa audiência é exatamente para isso e deve ser tirado um documento para ser encaminhado às autoridades,  principalmente ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, contendo uma proposta positiva”, afirma Amorim.

Para essa audiência de amanhã foram convocados todos os 24 deputados estaduais, e os 11 parlamentares que formam a bancada federal de Rondônia. “Nós estendemos o convite, através de nosso gabinete, aos representantes da OAB Rondônia, e as Comissões de Direitos Humanos e Agricultura, aqui da Câmara”, disse Ernandes Amorim.

Também foram convidados os prefeitos do entorno da Flona – Buritis e Alto Paraíso -, associações de produtores, de empresários, laticínios e a população atingida.

A audiência foi proposta após os incessantes pedidos de ajuda recebidos dos moradores da Flona Bom Futuro. De acordo com Amorim, parte deles ameaça resistir à retirada da área onde vivem há duas décadas.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)