Sexta-feira, 21 de novembro de 2008 - 13h42
Amorim convoca classe política e empresarial para
construção de um Pacto em Defesa de Rondônia
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) está chamando toda classe política e empresarial do Estado para firmar um Pacto em Defesa de uma Pauta Rondônia: regularização fundiária urgente e flexibilização das questões ambientais. O parlamentar se refere, em especial, o que ocorre hoje na Floresta Nacional (FLONA) do Bom Futuro, onde cerca de 50 mil pessoas estão em clima de guerra ante a eminência da retirada a ser feita a mando do governo federal, da área onde estão assentadas há quase duas décadas.
Amorim defende uma união entre Governo do Estado, Assembléia Legislativa e classe empresarial para assegurar a permanência dessas pessoas que vivem, trabalham e têm suas economias na Floresta Nacional do Bom Futuro.
Amanhã (22) em Buritis o deputado realiza uma audiência pública para construir alternativas à retirada das pessoas que vivem na Flona do Bom Futuro. O evento será no Colégio Estadual Maria Euvandas de Siqueira. A pauta é extensa, mas a principal delas é a construção de uma saída para evitar conflitos. Há pessoas na área que alegam que vão resistir. Temos que evitar conflitos, principalmente dessa natureza. A idéia dessa audiência é exatamente para isso e deve ser tirado um documento para ser encaminhado às autoridades, principalmente ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, contendo uma proposta positiva, afirma Amorim.
Para essa audiência de amanhã foram convocados todos os 24 deputados estaduais, e os 11 parlamentares que formam a bancada federal de Rondônia. Nós estendemos o convite, através de nosso gabinete, aos representantes da OAB Rondônia, e as Comissões de Direitos Humanos e Agricultura, aqui da Câmara, disse Ernandes Amorim.
Também foram convidados os prefeitos do entorno da Flona Buritis e Alto Paraíso -, associações de produtores, de empresários, laticínios e a população atingida.
A audiência foi proposta após os incessantes pedidos de ajuda recebidos dos moradores da Flona Bom Futuro. De acordo com Amorim, parte deles ameaça resistir à retirada da área onde vivem há duas décadas.
Fonte: Yodon Guedes
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro