Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Após dois meses de seca, chuva retorna ao interior de Rondônia



Uma frente-fria conseguiu vencer o bloqueio atmosférico e a chuva retornou timidamente ao interior do Estado. Em algumas cidades não chovia há quase 80 dias.

Daniel Panobianco – O milagre não avistado desde o final de maio aconteceu neste domingo. Chuva e com direito a rajadas de vento e trovoadas foi avistada em pelo menos, 10 municípios de Rondônia, alguns com registro de precipitação apenas na zona rural, mas mesmo assim, comemorado por todos.

Uma frente-fria, que embora de fraca intensidade, conseguiu avançar para norte quebrando de uma vez com o bloqueio atmosférico – área com ventos de circulação anticiclônica, no sentido anti-horário em altos níveis (12 mil metros) da atmosfera – e levando instabilidade aos Estados de Mato Grosso e Rondônia, além de São Paulo e Goiás.

Em Rondônia, a chuva chegou no período da tarde ao oeste do Estado, região de Costa Marques. Mas foi no período da noite, que as nuvens cresceram no sul, oeste e alguns pontos do centro provocando pancadas isoladas, refrescando o calor e amenizando a secura do ar.

Em Vilhena, dados de METAR indicaram trovoada entre as 18 e 20 horas, com rajadas de vento de 28 km/h. No município de Alto Alegre dos Parecis, a chuva foi mais intensa, totalizando 25 milímetros, segundo o hidroestimador de precipitação do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Entre Parecis e Nova Brasilândia d' Oeste, também houve registro de chuva, embora apenas em pontos localizados de algumas propriedades rurais.

A última chuva significativa registrada em Rondônia tinha sido a do dia 31 de maio, quando uma frente-fria atingiu o Estado. Em Porto Velho, a seca continua em alguns bairros, embora tenha chovido no último dia 22 de julho nas imediações do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira.

Previsões do CPTEC/INPE indicam o retorno da instabilidade ao Estado ainda esta semana, com chuvas mais abrangentes.

Dados: REDEMET – CPTEC/INPE
Fonte: De olho no tempo

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)