Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Assoreamento do rio Madeira provoca estragos em distrito de Porto Velho



A comunidade de São Carlos fica a 70 quilômetros de Porto Velho. É o segundo maior distrito do Baixo Madeira. O rio leva esse nome por causa da grande quantidade de árvores que descem depois de serem arrancadas dos barrancos pela força da água. Mas há muitos anos não sofria tanto com o assoreamento. Um dos motivos é que o rio Madeira ainda está em formação.

E o canal, a parte mais funda do rio, passa na frente do distrito de São Carlos. Este ano, apesar da chuva o nível do rio continua baixo. Sem sustentação o barranco está caindo. Pelo menos 30 casas estão na área de risco e seis já desabaram. O ribeirinho Pedro Barbosa teve que mudar a casa de lugar seis vezes. O coqueiro que ficava na frente de casa dele foi parar no meio do rio. As outras árvores que ficavam no quintal continuam caindo. Mas ele pelo menos pode fazer a mudança. O barranco continua cedendo. Para piorar a situação, o povoado não tem sistema de drenagem nem rede de esgoto. A água empoçada encharca o solo. O terreno é frágil, parece um barro. E as rachaduras não param de aumentar. Muitas casas estão a menos de um metro do abismo. A associação de moradores conseguiu um terreno. As primeiras 30 casas devem ser construídas em sistema de mutirão para abrigar quem ficou desabrigado. Agora a entidade procura liberar no Ibama a madeira para reconstruir as casas. O pedido foi encaminhado ao instituto na semana passada. 

Assoreamento do rio Madeira provoca estragos em distrito de Porto Velho - Gente de Opinião
Abnael Machado de Lima: MAPA DE SÃO CARLOS NO RIO MADEIRA

Carlos Sperança: ESTRADA ACABA COM ISOLAMENTO DE SÃO CARLOS

Montezuma Cruz : Assoreamento ameça Boca do Acre

                   Fonte: (TV Rondônia - Andrea Fortini) - De olho no tempo
 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)