Quarta-feira, 2 de novembro de 2016 - 05h24
A polêmica Medida Provisória 735, conhecida como MP do setor elétrico, que prevê em seu artigo 20 a criação de um programa de modernização para implantar novas termelétricas a carvão no Brasil, foi destaque na mídia na segunda quinzena de outubro. A medida vai na contramão do compromisso brasileiro de redução de emissões assumido na COP 21, em 2015, em Paris. O apelo das organizações não-governamentais para que o presidente Temer vete o artigo de incentivo ao carvão ganhou amplo destaque na imprensa nacional e mereceu textos opinativos como o de Washington Novaes publicado no jornal O Estado de S.Paulo no último dia 28 de outubro.
Outro tema que mereceu atenção neste período foi o aumento do desmatamento e das emissões brasileiras de gases de efeito estufa. Às vésperas da COP 22, que ocorre a partir de 7 de novembro no Marrocos, a mídia iniciou o que promete ser uma ampla cobertura sobre tema. Os principais jornais de veiculação nacional entrevistaram especialistas e cobriram bem a divulgação dos dados do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, que apontaram que as emissões no Brasil subiram 3,5% entre 2014 e 2015. O aumento de 25% no desmatamento, no mesmo período, foi a principal motivo do aumento das emissões, segundo o SEEG.
Chama atenção, no entanto, a pequena cobertura dada aos 10 anos de moratória da soja, comemorada com pompa no período em um grande evento que reuniu indústria, organizações não-governamentais e governo federal. Apenas um jornal de veiculação nacional destacou os dez anos da moratória. Considerando que a divulgação do aumento do desmatamento ocorreu no mesmo período, a moratória merecia mais destaque, uma vez que foi instrumento fundamental para a queda do deflorestamento a partir de 2006. Prova disso é a declaração do ministro do Meio Ambiente, destacada pelo Valor Econômico e TV Rural, de que a moratória da soja será ampliada para o Cerrado.
Vale destacar a reportagem especial produzida pela Folha de S.Paulo "Transamazônica: crime e abandono". A equipe de reportagem percorreu quase todo o trecho amazônico entre Lábrea (AM) e Altamira (PA) e produziu uma matéria abrangente que abordou o desmatamento, a questão econômica e indígena na região.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro