Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Banco da Amazônia acolhe recomendação do Ministério Públíco Federal


 
Critérios ambientais são observados para a liberação de crédito

O Banco da Amazônia (Basa) comunicou ao Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) o acolhimento da recomendação que orientava o estabelecimento de critérios de proteção ao meio ambiente para a liberação de empréstimos e financiamentos a produtores rurais. A recomendação foi assinada pelo pProcurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.

O banco informou ao MPF que exigirá certidões de conformidade ambiental dos empreendimentos e lançará mão de acordos com órgãos ambientais estaduais para agilizar a emissão das certidões, agilizando na mesma medida a liberação dos recursos. As pequenas propriedades, segundo o comunicado do Basa, têm prioridade nos financiamentos quando são signatárias de programas que bonifiquem os produtores que praticam agricultura sem queima.

Também foi dado conhecimento ao MPF sobre a vedação de financiamentos para a formação de pastagens que acarretem em desmatamento, atendendo, assim, a outro item da recomendação. Além disso, o banco também monitora os empreendimentos, e deverá firmar convênio com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para realizar o monitoramento via satélite, conforme recomendado pelo MPF.

Com relação à recomendação para que o Basa capacite seus funcionários para realizar o monitoramento das áreas, visando identificar modificações de áreas vinculadas aos financiamentos, a instituição informou ao MPF que adquiriu aparelhos de GPS e está capacitando seus servidores para operar os equipamentos.

O MPF também recomendou o estabelecimento de metas de produtividade que induzam à substituição da pecuária extensiva, ao que o banco informou que exigirá a adoção de pelo menos uma prática inovadora na pecuária, como o pastejo intensivo rotacionado, a inseminação artificial ou a cruza industrial.

O Basa também se comprometeu a estabelecer, com o apoio de órgãos ambientais, e do próprio MPF, mecanismos que possibilitem a troca de informações sobre ilícitos ambientais em áreas que recebam investimentos.

Por fim, o Basa firmou compromisso de propor ao Ministério da Integração Nacional a criação de “bônus ambiental”, consistente em política de juros e condições diferenciados em favor de atividades destinadas à proteção ambiental, na forma recomendada pelo MPF/AC.

As medidas empreendidas pelo Basa no cumprimento da recomendação do MPF/AC terão âmbito nacional e poderão ser fiscalizadas pelas demais Procuradorias da República dos estados que compõem a Amazônia Legal.

Fonte: Ascom/Procuradoria da República no Acre

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)