Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Barco que afundou no Rio Amazonas deve ser retirado hoje


 
Juliana Maya
Agência Brasil
 

Brasília - O barco Dona Zilda, que afundou no Rio Amazonas no último domingo (5), deve ser içado ainda hoje (7). O naufrágio ocorreu próximo ao município de Itacoatiara. Quatro mulheres e duas crianças continuam desaparecidas.

Segundo o coronel Antônio Dias, do Corpo de Bombeiros do Amazonas, as buscas pelos desaparecidos recomeçaram hoje de manhã e não têm previsão para terminar. Participam dos trabalhos cerca de 60 homens do Corpo de Bombeiros e da Marinha, com a ajuda de um helicóptero, de um navio e de outras embarcações menores. 

O coronel informa que as equipes trabalham com todas as possibilidades, inclusive de os desaparecidos terem nadado até à margem do rio. Ele também não descarta que alguns passageiros possam ter ficado presos nos camarotes do barco.

As águas do Rio Amazonas são muito escuras e o barco está a cerca de  37 metros de profundidade. Isso acaba dificultando as buscas, já que os mergulhadores só conseguem ficar por 12 minutos embaixo d'água. O coronel ressalta a importância de trazer o barco para a superfície o mais rápido possível.

O Dona Zilda naufragou por volta das 3h30 da madrugada do domingo, quando voltava de uma área conhecida como Arari, a 13 quilômetros de Itacoatiara. A embarcação teria batido em um banco de areia, próximo à margem direita do Rio Amazonas, antes de afundar. Quarenta e sete pessoas estavam a bordo, apesar de o barco ter capacidade para transportar 38 passageiros.

A Marinha está investigando as causas do naufrágio, e a conclusão deve sair em 90 dias.  Segundo informações do 9º Distrito Naval, com exceção do excedente de passageiros, a embarcação estava regularizada e tinha coletes salva-vidas. Ainda não se pode afirmar, no entanto, se todas as pessoas usavam os coletes.

A população pode denunciar irregularidades nas embarcações pelo telefone do Disque-Denúncia da Marinha, o 0800-280-7200.

 

 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)