Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Bioeconomia em Rondônia: Sebrae e Confap vão apoiar 20 startups através do programa Inova Amazônia


Bioeconomia em Rondônia: Sebrae e Confap vão apoiar 20 startups através do programa Inova Amazônia  - Gente de Opinião

Seguindo sua estratégia de apoiar, fortalecer e fomentar negócios inovadores na Amazônia Legal, o Sebrae lançou o Módulo 2 do Programa Inova Amazônia, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap. 

O Inova Amazônia é uma iniciativa que busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial. As inscrições para este novo módulo do programa já estão abertas e seguem até o dia 7 de novembro. 

“Depois de selecionar negócios em fase de ideação em edital anterior, a Instituição traz agora um novo módulo para apoiar empreendimentos em fase de tração. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento territorial e fortalecer o bioma amazônico, colocando o Brasil em destaque com ideias de preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia”, explica o gestor do programa Inova Amazônia em Rondônia, Rangel Miranda. 

Serão selecionadas até 20 propostas por estado integrante da Amazônia Legal, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Todos os projetos selecionados receberão orientação especializada de estratégias de aceleração, capacitação e mentorias, além de bolsas de até R$ 6.500 por mês, ao longo dos seis meses de duração da iniciativa.  

Podem se inscrever nesta etapa do programa, pessoas físicas e jurídicas detentoras da ideia inovadora, cujo modelo de negócio tenha como premissa o desenvolvimento de atividades empresariais ligadas à bioeconomia, com a utilização sustentável de recursos naturais da biodiversidade da Amazônia. 

O apoio será dirigido a negócios focados na preservação e utilização sustentável que direcionem suas soluções a áreas como alimentos, agricultura, aquicultura e pesca, bebidas, biocombustíveis, bioenergia, bioplásticos, biotecnologia e embalagens, casa e construção, ecodesign, ecoturismo, farmoquímico e farmacêutico, fitoterápicos e nutracêuticos, florestas, higiene, perfumaria e cosméticos, indústria têxtil e moda, química e novos materiais, e tecnologia da informação e logística aplicadas aos segmentos de bioeconomia. 

“Nós reconhecemos que a inovação é a chave para um futuro sustentável, e o módulo de tração do Inova Amazônia busca exatamente isso: inovações, projetos inovadores, escaláveis e que tenham um impacto real em nossa comunidade. No entanto, é importante entender que esta iniciativa não opera em isolamento. Ela se soma a um conjunto de ações empreendidas na região, todas convergindo para um objetivo comum, que é promover a inovação na Amazônia”, acrescenta o presidente da FAPERO, Paulo Haddad. 

Mais informações e todo o detalhamento do processo de inscrição e seleção podem ser encontrados no site www.sebrae.com.br/inovaamazonia

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)