Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Botos da Amazônia ajudam no tratamento da leucemia


Inteligentes e dóceis, animais são treinados para brincar com crianças doentes
Um animal inteligente e dócil, ligado a lendas do Norte brasileiro, está sendo usado para auxiliar o tratamento de crianças e adolescentes doentes. O boto cor-de-rosa é treinado para brincar com crianças que passam por tratamento contra a leucemia, um tipo de câncer buscar no sangue e na medula óssea.
"A capacidade lúdica deles é enorme. As crianças que estão deprimidas quando chegam aqui, elas sorriem, brincam mais, voltam para o tratamento", explicou o fisioterapeuta Igor Simões.
O rolfing, técnica manual terapêutica, estimula o corpo para o contato com os animais e o meio ambiente. Atraídos pela brincadeira com bolas e alimentos, os botos chegam até a balsa, localizada em um braço do Rio Negro, a 35 km de Manaus buscar.
A técnica vem sendo testada no Amazonas buscar há dois anos. Esse é um trabalho já conhecido em parte nos Estados Unidos há vários anos, só que era feito com golfinhos confinados e domesticados, a delfinoterapia. Uma das inovações no Brasil é que os botos continuam livres na natureza, o que potencializa a terapia.
"Os animais criados em cativeiro normalmente têm uma baixa imunológica, os animais estão mais tristes. Com o animal sadio, eu percebo que potencializamos o trabalho", explicou Igor Simão.
"Melhorou muito a auto-estima. Algumas crianças que estavam com dificuldade para se alimentar voltaram a se alimentar melhor por conta desse tratamento", afirmou a pediatra Socorro Sampaio.
Fonte - JORNAL NACIONAL/G1/GLOBO.COM

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)