Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 - 22h26
Na tarde desta quinta-feira foi apreendido pela Polícia Militar Ambiental de Rondônia, um caminhão Rodotrem, placas KAU 7774, Paranaitá/MT, por transportar irregularmente, aproximadamente 44m³ de madeira serrada, essências florestais Massaranduba e Catuaba, com informações fraudulentas. Os documentos apresentados eram da Madeireira Scheffer, localizada em Vista Alegre do Abunã, com destino para a Madeireira Chaparral, no município de Xerém, na cidade do Rio de Janeiro.
A fraude somente foi descoberta, após o proprietário da madeireira Chaparral o empresário Luiz Carlos Demoner constatar junto ao Ibama, que havia informações de três cargas de madeira compradas em nome de sua empresa. Preocupado com a situação, Demoner registrou duas ocorrências, sendo uma na 61ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro e outra na Polícia Federal, por estelionato.
Em seguida, o empresário fez contato via telefone com o Posto Fiscal da Sefim, localizada na BR-364, em Candeias do Jamari e narrou o fato, o que foi comprovado pela guarnição da Polícia Militar Ambiental, comandada pelo sargento Max Arnolfo Flores da Fonseca, com apoio dos PMs Izaias da Silva Lima, Miguel Vergotti e Maria de Fátima da Silva. O motorista do caminhão, Joaquim Rodrigues do Nascimento foi detido e conduzido para a Central de Polícia. Ainda na Polícia Ambiental, Joaquim disse que não sabia para onde deveria ir com a carga e nem a quem pertencia e que já haviam passado duas cargas e não tiveram problemas, inclusive uma saindo do Pará em nome do mesmo empresário do Rio de Janeiro.
De acordo com o comandante do Batalhão Ambiental, major Josenildo Jacinto do Nascimento, essa apreensão, que somente foi possível devido à denúncia da vítima, haja vista não ter sido detectado nenhum tipo de irregularidade, aparentemente, na documentação apresentada pelo condutor do veículo, pode acabar com o esquema fraudulento, que visa tão somente lesar os cofres públicos do Estado de Rondônia.
O motorista foi enquadrado no Artigo 299 do Código Penal Brasileiro, por falsidade ideológica, estelionato e transporte irregular de madeira de acordo com o Artigo 46, § único da Lei 9605. Após a apreensão, o veículo e a carga ficaram depositados no pátio do Batalhão Ambiental, aguardando as providências da justiça. A multa foi estipulada em R$ 181.128,81.
Fonte: Marlene Mattos - Fotos: PM Fátima
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro