Sábado, 5 de abril de 2008 - 22h09
Após tomar posse como o novo secretário do meio ambiente Cletho Muniz de Brito diz que a Sedam terá o mesmo propósito de trabalho, mas o diálogo prevalecerá. “A forma de trabalhar não muda, porém faremos algumas adequações, principalmente na questão institucional com os nossos parceiros, vamos dialogar com todos os órgãos ligados à área ambiental”.
A primeira medida de Cletho Brito é fazer um levantamento de todas as ações desenvolvidas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e dar continuidade no que deu certo até agora. “Vamos procurar adequar a Secretaria para melhorias em prol do Estado e buscar alternativas para desenvolver uma política pública ambiental em Rondônia”, completou o titular da Sedam.
Brito pretende, também, na nova gestão, ter uma interatividade maior com todos os escritórios do interior, chamado por ele de Sedam itinerante. “A Secretaria não é apenas Porto Velho, abrange todos os municípios e distritos do Estado. Hoje temos 14 escritórios em pontos estratégicos de Rondônia e estas unidades serão vistas de perto e lembradas. Será uma verdadeira Sedam itinerante”, argumentou o novo secretário.
Cletho Muniz disse que tem proposta para atender o pequeno agricultor in loco e projeto para recuperar mata ciliares do Estado. “Pretendemos adquirir um micro ônibus para colocar dentro todas as ferramentas de trabalho da nossa sede, Porto Velho, e levar até o pequeno agricultor o licenciamento rural feito na hora. E estamos propondo também um projeto grande de recuperação de matas ciliares, plano que já estamos trabalhando”, avisa Brito.
Em sua administração, o ex – coordenador técnico, falou do desejo de fazer a Sedam ser respeitada no mundo. “A minha vontade é fazer com que esta Secretaria seja respeitada tanto em Rondônia, quanto no Brasil e no mundo”, expôs o secretário. Para ele o objetivo é fazer a diferença e lutar por um meio ambiente digno: “O Governador Ivo Cassol me confiou este cargo para fazer a diferença, para lutar com unhas e dentes por um meio ambiente responsável e digno para a nossa terra”. Brito finalizou dizendo que a Sedam é uma equipe e não apenas só o secretário, as decisões tomadas no órgão serão em conjunto e não unilateralmente.
Cletho Muniz de Brito, conhecido como Brito do Incra, tem 45 anos, casado e três filhas e uma neta. Brito nasceu em Nanuque em Minas Gerais e chegou a Rondônia na década de 80. Por muito tempo foi superintendente regional do Incra e em 2005 nomeado pelo Governador Ivo Cassol como Coordenador Técnico da Sedam. E na última quinta – feira, 04, tomou posse como secretário de desenvolvimento ambiental.
Fonte: Decom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro