Segunda-feira, 11 de agosto de 2008 - 22h19
As temperaturas bateram recorde nesta segunda-feira em diversas localidades de Rondônia. Em alguns postos de coletas, a máxima de 38°C foi a maior durante o mês de agosto dos últimos 10 anos. Em Cacoal, a estação do INMET registrou umidade de apenas 18%, considerado como Estado de Alerta pela OMS.
Daniel Panobianco O calor sufocante sentido pelo rondoniense na tarde desta segunda-feira não foi imaginação. Os termômetros dispararam em várias cidades, com recorde de temperatura máxima desde 1998. As maiores foram registradas no centro, sul e nordeste do Estado, com picos de até 38°C. A baixa umidade relativa do ar também foi motivo de incômodo e com razão. Os valores mínimos ficaram abaixo de 20% nas regiões de Cacoal e Ji-Paraná, o que é considerado como Estado de Alerta devido aos riscos à saúde humana.
Ariquemes
A estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) de Brasília-DF, instalada em Ariquemes em uma região arborizada registrou máxima de 37,5°C às 14 horas (local). Desde que a estação foi aberta em julho deste ano, a maior temperatura pertencia ao dia 28 do mesmo mês, com 36,9°C. O valor mínimo de UR observado chegou apenas a 24% entre 13 e 16 horas (local). Este valor de umidade é considerado como Estado de Atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O menor valor é do dia 27 de julho, com apenas 23% de UR.
Na mesma cidade, a PCD (Plataforma de Coleta de Dados), sob responsabilidade da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental) registrou máxima de 37,8°C, a maior desde 2002, quando os dados começaram a ser coletados. No Centro de Ariquemes, termômetros de rua indicaram entre as 14 e 15 horas, 40°C de temperatura.
Ji-Paraná
Na região central de Rondônia os termômetros indicaram a maior temperatura máxima durante o mês de agosto desde 1998. Na PCD, sob responsabilidade do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), a máxima chegou a 38°C, em uma área arborizada de Ji-Paraná. Na Zona Leste da cidade, região do Segundo Distrito, os termômetros de rua indicaram até 41°C pela tarde.
Em uma estação meteorológica particular instalada no Centro da cidade, Primeiro Distrito, a máxima atingiu 38,2°C próximo à Avenida Marechal Rondon. No termômetro de rua da mesma Avenida, mais adiante, a marca foi de 42°C.
A cidade de Ji-Paraná também teve outro recorde de variável meteorológica nesta segunda-feira. A umidade mínima de 2008 chegou a 19% às 16 horas (local) no Centro da cidade. O recorde anterior era de 22% nos dias 29 de julho e 10 de agosto.
Cacoal
Em Cacoal, a máxima registrada na estação do INMET Zona Leste da cidade marcou 37,4°C às 16 horas (local). O recorde desde que a estação foi aberta em julho deste ano ainda pertence ao dia 6 deste mês, quando os termômetros indicaram um décimo a mais, 37,5°C.
A UR mínima observada na estação deixa Cacoal em Estado de Alerta. Entre as 14 e 15 horas (local), o valor mínimo atingiu apenas 18% de umidade na atmosfera. Este é o recorde de baixa umidade na estação do INMET. O menor valor era de 21% registrado no dia 25 de julho.
Já na PCD instalada próxima ao aeroporto, a máxima chegou a 36,5°C. O recorde de calor em Cacoal é de 38,0°C no dia 17 de agosto de 2006 nesta estação.
Vilhena
Dados de METAR da estação meteorológica do aeroporto de Vilhena reportaram máxima de 34,2°C às 16 horas. Esta é a maior temperatura máxima já registrada no sul de Rondônia desde o dia 25 de agosto de 2006, quando na ocasião, a máxima chegou a 34,7°C, sendo esta última, a maior temperatura já registrada no mês de agosto desde que a estação começou a funcionar em 1973.
A UR mínima em Vilhena chegou a 31% entre 11 e 15 horas (local) e não atingiu recorde deste ano. O menor valor pertence ao dia 15 de julho, com apenas 23%.
Porto Velho
Na capital, não houve recorde de calor e nem de baixa umidade. A máxima registrada na estação automática do INMET Zona Sul foi de 36,1°C, às 15 horas (local), com UR mínima de 32% às 14 horas (local). O recorde de calor em 2008 nesta estação pertence ao dia 3 de agosto, com 36,8°C e a menor UR observada é do dia 25 de julho, com apenas 21%..
Na região do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, dados de METAR da estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) indicaram máxima de 36,0°C às 16 horas (local). A maior temperatura nesta estação durante o mês de agosto é de 37,6°C registrada nos dia 13 e 14 em 1998.
Campo Novo de Rondônia
Em Campo Novo de Rondônia, noroeste do Estado, a temperatura máxima observada em uma estação do CTENERG (Fundo Setorial de Energia), de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) registrou máxima de 37,8°C às 16 horas (local). O recorde em 2008 de máxima nesta estação é do dia 21 de julho, com 38,5°C.
Machadinho d' Oeste
Em Machadinho d' Oeste, o calor chegou a 37,5°C na PCD da SEDAM. Esta é a maior temperatura registrada nesta estação durante o mês de agosto desde 2003. A UR mínima chegou a 21% às 15 horas (local), sendo a menor do ano até o momento.
Guajará-Mirim
Em Guajará-Mirim, dados de METAR indicaram máxima de 36,0°C às 16 horas (local). O mesmo valor de máxima se repetiu em julho por 5 dias consecutivos.
Dados: INMET REDEMET SIVAM CTENERG TuTiempo
Fonte: De olho no tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro