Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Campanha contra a aftosa lançada neste sábado


A 23ª Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa será lançada neste sábado às 9h30, no Balneário Refúgio Ecológico do município de Alta Floresta, com a participação do governador Ivo Cassol, produtores rurais e autoridades convidadas. A campanha é realizada graças à parceria bem-sucedida do Governo do Estado, por meio da Agência Idaron, Ministério da Agricultura (Mapa) e o Fundo Emergencial de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), além do papel decisivo dos pecuaristas.

"Isoladamente, o Governo teria dificuldades para conseguir vacinar todo o nosso rebanho bovino. Por isso, é importante destacar o trabalho em parceria com outros órgãos governamentais, junto com o Fefa, e principalmente,  enfatizar o comprometimento dos criadores, que estão sempre atentos e vacinando o gado em todas as campanhas", observou o governador.

De acordo com o presidente da Idaron, Lorival Amorim, Alta Floresta foi escolhido para o lançamento dos trabalhos por fazer fronteira com a Bolívia, país que aumentou a preocupação das autoridades e produtores rurais de Rondônia depois que o presidente Evo Morales afirmou que não daria prioridade às ações de combate a esta doença. Lorival informou que a vacinação acontecerá de 15 de outubro a 15 de novembro, com previsão de imunizar todo o rebanho rondoniense, estimado em 11 milhões de cabeça de gado. A comunicação, que é obrigatória, deverá ser feita à Idaron até o dia 23 do próximo mês.

Cassol reforçou o chamamento a todos os pecuaristas do Estado, para que vacinem seu rebanho, garantindo o status de Rondônia como zona livre da febre aftosa, com vacinação. "Não podemos relaxar. Não adianta vacinar uma vez e depois esquecer. É preciso estar vigilantes e manter a aftosa longe do nosso rebanho", explicou.

O presidente da Idaron fez questão de ressaltar que o Governo do Estado tem investido na sanidade animal, com recadastramento e incentivo à vacinação, mantendo o status de livre da aftosa por meio da vacinação e garantindo ao mercado produtos e subprodutos mais seguros, reconhecidos por organizações internacionais, como a OIE. Todo esse trabalho, na avaliação de Lorival Amorim, só tem sido possível "graças ao apoio incondicional do Fefa/RO, parceiro desde 1999, que sempre coloca à disposição da Idaron funcionários administrativos para substituírem os técnicos de campo da Idaron durante as campanhas, quando os escritórios ficam lotados de produtores apresentando declarações".

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)